A remoção do avião cargueiro que teve problema no trem de pouso e interditou a única pista de Viracopos, em Campinas (SP), desde a noite de sábado (13) começou às 16h desta segunda-feira (15), após 44h do incidente. O processo de reboque para o deslocamento é lento e complexo por conta do peso médio da aeronave, de 130 toneladas. O cargueiro será levado para o pátio de uma empresa, mas não há previsão do fim dos trabalhos e nem da reabertura do aeroporto. No entanto, as empresas aéreas retornaram os check-in.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a liberação da pista também depende da limpeza, manutenção do asfalto e perícia de segurança. Até as 16h, o número de voos cancelados chega a 442.
Lana Torres Equipe contrada pela empresa Centurion prepara remoção de avião
O avião está sem as rodas de um dos lados para o suporte da turbina e da asa. Para conseguir estabilizar a aeronave foi preciso utilizar um material inflável semelhante a um colchão sustentado por um guincho. Além disso, outros três guinchos operam no reboque. Cinco veículos do Corpo de Bombeiros prestam apoio na operação e pelo menos 70 pessoas estão envolvidas na retirada do avião.
Na noite de domingo, os trabalhos feitos por uma empresa terceirizada, contratada pela Centurion Cargo, responsável pela aeronave, não tiveram o sucesso esperado. Uma falha sobrecarregou a estrutura do equipamento e não foi possível levantá-lo. O G1 tentou contato com a Centurion, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido encontrado para falar sobre o assunto.
A Azul Linhas Aéreas, que responde por 85% das operações no terminal, estão suspensos pelo menos até as 17h. O número de voos prejudicados desde o incidente subiu para 470 e pelo menos 25 mil clientes foram afetados.
Segundo o diretor de comunicação da empresa Gianfranco Beting, a medida ocorreu após uma estimativa informal repassada para as companhias da possibilidade de retorno das atividades às 19h.
Funcionários das empresas estão orientando os passageiros sobre as opções para seguirem viagem. Equipes da Anac e do Procon foram enviadas para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos clientes prejudicados.
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