Mayke Toscano/Hipernotícias |
Imaginem, cheguei a ler que esses “jovens escamoteados da sociedade” iam ao shopping para fazer tomada de preços ou passear. Ah dá licença!
Chegaram a preocupar tanto as autoridades, que já pensava o governo na criação de uma comissão de notáveis para estudar essa nova e “inteligente” maneira de se protestar.
Eis que acabo de ler uma “pérola” do Ronaldinho fenômeno. Disse o ex-craque: “tem de baixar o cacete neles, tirar da rua”, referindo-se a vândalos nas manifestações de rua que resultaram em quebradeira por este país afora.
Concordo com ele. Manifesto sadio por melhores condições de vida, melhores escolas, melhores postos de saúde, (embora eu acredite que a saúde deste país está desse jeito por carência de profissionais da área, e não falta de espaço físico), por melhores estradas etc etc, claro que estarei sempre nas ruas, porem, respeitando de maneira intransigente a propriedade pública e privada.
E os rolezinhos foram combatidos como? Através de reuniões com seus líderes, através de milhares de concessões do setor privado e do público para “dominar” a massa?
Foi coisa nenhuma, resolveu-se com umas pancadas nos mais inflamados, naqueles que se julgavam líderes e que levavam os outros a cometerem delitos incompreensíveis e a destruir tudo que viam pela frente.
Há de se respeitar quem proteste de maneira ordeira e inteligente, sabendo sempre que seus direitos vão até onde começa o do outro. Protestar desta maneira é constitucional, de qualquer outra é bestial.
De que adianta tentarmos impedir que se realizem os jogos da copa por aqui? Só para que a imprensa internacional divulgue que somos um amontoado de mal educados? Você acha que resolveria trancarmos ruas e avenidas impedindo que os jogadores cheguem aos estádios?
Precisamos sim, é impedir que muitos parlamentares que fazem em nosso nome as leis frouxas e covardes deste país, voltem a ter assento no Congresso Nacional, isto sim, é protesto de gente inteligente. Este deve ser o tsunami do povo brasileiro em muitos calhordas que não estão nem aí pra nossa cara.
Gente, temos um lindo país habitado por gente simpática, acolhedora e maravilhosa. Ajudem, não permitam que lá na Europa ou na Oceania, falem outra coisa de nós. Precisamos ser mais inteligentes que eles.
Os roubos, se por ventura aconteceram, deixem para as autoridades competentes apurarem.
Nosso papel é outro. Nosso papel é gritar alto e forte: BRASIL!
* EDUARDO PÓVOAS é odontólogo cuiabano pós-graduado pela UFRJ
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.