Sábado, 24 de Agosto de 2019, 08h:30

Tamanho do texto A - A+

Dia nacional do corretor de imóveis

Por: CARLOS SANTOS

Reprodução

Carlos Santos

No próximo dia 27 de agosto comemora-se o “Dia Nacional do Corretor de Imóveis”, profissional habilitado legalmente para atuar na mediação dos negócios imobiliários, isto é, nas compras, vendas, aluguéis e arrendamentos de imóveis.

O setor imobiliário vem se transformando ao longo dos anos, impulsionado principalmente pela revolução digital, mudança presente em todos os setores da vida moderna. E com o uso crescente da tecnologia e da internet, em especial as mídias digitais (sites e aplicativos especializados, redes sociais, a exemplo do Instagram, Facebook e até mesmo o LinkedIn), alguns têm cogitado sobre uma possível diminuição da importância do profissional de Consultoria Imobiliária nas mediações de compra, venda e aluguel de imóveis, entendendo que os interessados poderiam divulgar e negociar sozinhos seus imóveis nessas plataformas.

No entanto, essa é uma percepção bastante limitada quanto ao verdadeiro trabalho desenvolvido por um Corretor de Imóveis ou Consultor Imobiliário (nomenclatura mais utilizada atualmente), haja vista que prestar um serviço de corretagem imobiliária abrange muito mais que divulgar um produto no mundo virtual. Os serviços prestados por esses profissionais envolvem uma relação de confiança na qual o Consultor se compromete a realizar uma série de ações, representando sempre os interesses de seus clientes, para que concretizem os melhores negócios.

No contexto atual, inclusive cabe um alerta à sociedade para os riscos que possam estar presentes ao efetivar uma transação imobiliária via aplicativos e sites especializados, sem a orientação e prestação dos serviços de um Consultor Imobiliário.

Sim, a inovação tecnológica está cada vez mais presente e veio para facilitar o trabalho do Consultor e beneficiar as relações negociais, mas não para substituir o profissional.

Pelo contrário, tais inovações exigiram uma evolução e especialização maior do profissional, que cada dia mais deve se capacitar para prestar um serviço de excelência e exclusivo à sociedade. Isso porque, somente o profissional devidamente habilitado junto ao CRECI, conhecedor do mercado e das estratégias de negócio, pode continuar a oferecer segurança tanto ao vendedor quanto ao comprador, assim como ao locador e ao locatário, de que a transação a ser realizada seguirá as regras legais e cartorárias e terá um preço justo para todos os envolvidos.

Assim, mesmo com a era digital, o Consultor Imobiliário ou Corretor de Imóveis é e continuará sendo essencial não apenas para a concretização de negócios seguros, confiáveis e justos, dando suporte e acompanhando todas as etapas da transação, mas principalmente para garantir que o interessado faça o seu melhor negócio. Conhecer as necessidades e atender os interesses do cliente, por meio de um atendimento personalizado e presencial, é sem dúvida o papel fundamental do Consultor Imobiliário contemporâneo.

Por isso, nesse dia 27 de Agosto, parabenizo a todos os Corretores de Imóveis, guardiões dos negócios imobiliários, que se dedicam a prestar um serviço único ao seu cliente, seja para a realização do sonho do primeiro imóvel, seja nas pequenas e grandes mudanças de vida ou simplesmente nos investimentos para o aumento do seu patrimônio.

 

*CARLOS SANTOS é Corretor de Imóveis, Fundador e Diretor da RCI Consultores Imobiliários.

 

Avalie esta matéria: Gostei +4 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto








Mais Comentadas