Artigos Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011, 13:24 - A | A

Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011, 13h:24 - A | A

Clóvis de Mello, advogado de verdade

A história da advocacia mato-grossense se confunde com a história do advogado Clóvis de Mello. Com mais de meio século de advocacia, este digno profissional e pai de família é referência no Estado de Mato Grosso ante sua atuação sempre ética

LUCIANA SERAFIM

 

Divulgação

 

A história da advocacia mato-grossense se confunde com a história do advogado Clóvis de Mello. Com mais de meio século de advocacia, este digno profissional e pai de família é referência no Estado de Mato Grosso ante sua atuação sempre ética e voltada para a aplicabilidade correta do Direito e da Justiça.

Seu nome será sempre lembrado pelas inúmeras contribuições na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso, onde foi vice-presidente entre os anos de 1995 a 1997, membro do conselho estadual durante oito biênios e conselheiro federal de 1993 a 1995.

O Dr. Clóvis de Mello desenhou um currículo invejável. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, presidente do extinto Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso, membro do Conselho Penitenciário do Estado, chefe da Casa Civil, da Polinter e do Conselho de Trânsito. Foi delegado da Arena perante o Tribunal Regional Eleitoral, tendo ocupado, ainda, o cargo de magistrado federal em São Paulo, onde se aposentou em 1983.

Professor interino da cadeira de Direito do Judiciário Penal e professor fundador da cadeira de Prática Forense do departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, o Dr. Clóvis de Mello é um dos responsáveis pela formação jurídica de muitos profissionais de direito que militam não só em Mato Grosso, mas nos diversos rincões deste país.

Quem teve ou tiver o privilégio de ler suas decisões como juiz e/ou peças processuais produzidas no exercício da advocacia irá se deparar, como dizia o também saudoso professor Lídio Bandeira de Mello, “com verdadeiras peças de defesa em prol do direito do homem”.

Exímio orador, sua partida para o plano espiritual deixará imensa lacuna na Academia Mato-grossense de Letras, onde era membro efetivo, tendo ocupado a presidência nos anos de 1991 a 1994.

Querido amigo Clovis de Mello, com o senhor desfrutei de grandes ensinamentos e aprendi a cultuar uma admiração que jamais se findará. Na lembrança da sua força, garra, coragem, personalidade ímpar, postura firme, jeito brincalhão, caráter ilibado, ética, franqueza, paixão pelo direito e lealdade, buscarei preencher o vazio da sua falta.

Não tenho a menor dúvida de que ontem, 27.12.2011, o plano espiritual ficou em festa, pois ganhou um Advogado de Verdade. Esteja sempre com Deus e muito obrigado pelo carinho que o senhor sempre me dispensou. A saudade é grande.

(*) LUCIANA SERAFIM é advogada, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de MT e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. E-mail: luciana.serafim.adv@hotmail.com

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Antonio Carlos 28/12/2011

Compartilho das suas palavras Luciana. Sempre precisa no que diz. Abraço

Goianésio Manus de Vacum 28/12/2011

LARGA DE SER OPORTUNISTA DONA SERAOFIM.

2 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros