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Copa Pantanal Sexta-feira, 14 de Março de 2014, 09:18 - A | A

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Sexta-feira, 14 de Março de 2014, 09h:18 - A | A

COPA PANTANAL

Contrato de execução do VLT termina e só 25% das obras são concluídas

De um total de 12 obras de arte especiais para a implantação do VLT, apenas três conseguiram sair do papel

KARINE MIRANDA



O contrato de execução para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) firmado entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e Consórcio VLT, responsável pelas obras, terminou na quarta-feira (12), mas apenas 25% do previsto para ser construído em obras de arte foram concluídas.

De um total de 12 obras, apenas três conseguiram sair do papel conforme o cronograma. As obras do viaduto da Sefaz, da UFMT e da MT-040 foram as únicas construções concluídas.

Além destas obras deveriam ser entregues o viaduto do aeroporto, as trincheiras KM Zero, Cristo Rei, Rua Luiz Fellipe, Trigo Loureiro e a ponte sobre o Rio Cuiabá. Isso só no trajeto do eixo aeroporto-CPA que deve ter 15 km de extensão, dois terminais e 22 estações.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Contrato de execução do VLT termina, mas apenas 25% obras são concluídas


Já no eixo Coxipó-Centro que terá 7,2 km de extensão, um terminal de integração e 11 estações deveria ser construído o viaduto Beira Rio além da ponte sobre o Rio Coxipó (montante e jusante).
 
No entanto, mesmo com apenas três obras conclusas, só o viaduto da MT-040 não apresentou problema durante a sua execução embora tenha sido entregue à população de forma parcial já que do complexo da MT-040 também não está terminada. Já o viaduto da UFMT e da Sefaz foram alvos de polêmicas desde o início.

Isso porque o viaduto da UFMT apresentou falhas na obra ainda em sua execução. O erro estava no acabamento de um dos pilares que teve de ser demolido. Se não bastasse o problema, a obra foi entregue à população parcialmente e sem o serviço de drenagem previsto. Com isso, a cada chuva, o córrego do Barbado localizado na imediação do viaduto transborda e alaga o entorno do elevado.

Marcos Lopes/HiperNotícias

De um total de 12 obras, apenas três conseguiram sair do papel conforme o cronograma


O viaduto da Sefaz também deu dor de cabeça para a Secopa e Consórcio, já que a pavimentação teve de ser refeita por diversas vezes porque o serviço não estava em conformidade pelas normas estabelecidas. Em poucos dias após o asfaltamento, o elevado já apresentava buracos.

A situação se complicou tanto que a Secopa decidiu substituir o material usado na pavimentação para garantir a qualidade da obra. Ao invés de usar o tradicional asfalto e a pasta determinou que fosse aplicado o concreto.

Pelo menos, R$ 63 milhões foram gastos nas três obras de um total de R$1,47 bilhão previsto no contrato com o Consórcio. Inclusive, o documento foi firmado em 21 de junho de 2012  e a aplicação do recurso pode ser questionada pelo Ministério Federal (MPF), visto que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai pedir providências junto ao MPF para saber onde está sendo aplicado o dinheiro já que a obra tem andado a lentos passos.

Diogo Carvalho/Secom-MT

Até agora 15 composições do novo modal estão armazenadas no pátio de manobra do Centro de Manutenções


A de se considerar ainda que, além das 12 obras de artes especiais, o Consórcio precisa trabalhar para implantar a via permanente ao longo dos 22,2 Km da linha do VLT e terminar de adquirir os vagões que estão sendo fabricados na Espanha.

Até agora 15 composições do novo modal estão armazenadas no pátio de manobra do Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande, de um total de 40 veículos que devem chegar a Cuiabá até maio. Já os trilhos, começaram a ser instalados no viaduto da UFMT além do pátio do CM.

Enquanto isso, as 400 pessoas que poderiam estar andando de VLT continuam seguindo no transporte coletivo e o atual caos no trânsito que deveria estar sanado permanece dando dor de cabeça à população.

A previsão é que até os próximos 90 dias, quando, de fato, termina o contrato com o Consórcio, a Secopa adite o prazo da cláusula que prevê o término da obra para o dia 13 deste mês. Já o secretário da Copa, Maurício Guimarães e até o governador Silva Barbosa (PMDB) esperam que a obra seja finalmente finalizada em 2015.

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Dornele$ 16/03/2014

Esse é o grande legado de Riva, Blairo, o maggico, dos 23 anões da AL e Silval faz de contas. O prazo acabou e ai? Chupemos essa salgada manga!

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LAURO 15/03/2014

QUE O GOVERNADOR É INCOMPETENTE EU JÁ SABIA, POR ISSO NÃO VOTEI NELE, MAS ALEM DELE TEM MAIS DOIS CULPADOS, UM É O RIVA QUE LAVOU O CÉREBRO DOS OTÁRIOS PARA QUE APOIASSEM ESSA EPOPEIA E A OUTRA É DA POPULAÇÃO QUE APOIOU ESSE TRAMBIQUEIROS.

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João de Deus 14/03/2014

Isso é para mostrar o quanto de dinheiro esta indo e o quanto ira para o ralo da corrupção neste estado. Um governador medíocre, um secretario que não tem palavras para expressar o que é e uma secretaria de faz de conta que só serve de cabide de emprego. E vocês achavam que ia dar certo.

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M. Mattos 14/03/2014

Não dá para entender mais nada. É tanta irresponsabilidade que os trilhos do Viaduto da UFMT já estariam sendo assentados quando pela confessada falta de planejamento não sabem ao menos como ultrapassar o Morro da Luz em direção a Fernando Correa já que o VLT não sobe em subidas. Chegaram a cogitar em "cortar" o morro. Além disso, continuam afirmando inclusive o governador de que em 2015 a obra será terminada, mas não dizem qual trecho. Só para citar, o VLT de Fortaleza parece que está sendo construído há mais de nove anos e não se sabe quando vai acabar por completo. Brasília desistiu em 2011 de um VLT de apenas 6 km por falta de tempo para construção até a copa. O din din vai acabar, o contrato vai vencer em 90 dias e daí dee onde vão sair os recursos restantes? Qual era o valor do contrato que vai vencer? Quanto foi gasto?

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4 comentários

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