A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) promete ser um divisor de águas para o desenvolvimento de Gaúcha do Norte, a 675 km de Cuiabá, e de toda a região leste de Mato Grosso. Localizado em um dos principais corredores produtivos do estado, o município de cerca de 10 mil habitantes reúne condições ideais para se tornar um ponto logístico estratégico de escoamento da produção agrícola, reforçando sua vocação para o agronegócio sustentável.
Em reunião recente com a Superintendência de Projetos Ferroviários da Infra S.A., em Brasília, o prefeito Ari do Prado defendeu a urgência do início das obras do trecho que ligará Água Boa a Lucas do Rio Verde, passando por Gaúcha do Norte. O encontro contou com o superintendente Diógenes Alvares e o coordenador Wagner Ribeiro Ferreira.
O prefeito também solicitou a implantação de um pátio intermodal no município, que beneficiaria diretamente outras cinco cidades vizinhas — juntas responsáveis pela produção de mais de 5 milhões de toneladas de grãos.
“A FICO representa uma virada de chave. Vai gerar empregos, atrair indústrias e transformar nossa logística, reduzindo custos e dando mais força à produção regional”, destacou Ari do Prado.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Em 2024, Gaúcha do Norte exportou US$ 8,83 milhões, equivalentes a 29 mil toneladas de soja e milho para 10 países, segundo o Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Com PIB per capita de R$ 163,1 mil, o município está entre os mais ricos do agronegócio brasileiro — 23º de Mato Grosso e 43º do país, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Com 1,69 milhão de hectares de território, a cidade cultiva mais de 350 mil hectares nas duas safras, alcançando mais de 1,1 milhão de toneladas de grãos por ano. Além da produção agrícola, o município se destaca pela preservação ambiental, mantendo quase 1 milhão de hectares de cerrado e áreas de transição intactas.
A economia local também se diversifica com produção de carne, mel e fibras, além do turismo ecológico e cultural, que ganha destaque pelo território indígena e pela biodiversidade única da região.
“Nosso município é estratégico para investimentos com alta rentabilidade. Aqui, desenvolvimento e proteção caminham juntos”, reforçou o prefeito.
A FERROVIA
Com 888 quilômetros de extensão, sendo 505 km no trecho entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, a FICO integra a política nacional de logística e será essencial para conectar os polos produtores do Centro-Oeste aos principais portos do país — São Luís (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O traçado da ferrovia inclui o território de Gaúcha do Norte, consolidando o município como um novo polo de escoamento agrícola e reduzindo a dependência exclusiva do transporte rodoviário.
“A chegada da FICO vai nos tirar da dependência das estradas e colocar Gaúcha do Norte nos trilhos do desenvolvimento”, concluiu o prefeito Ari do Prado.
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