Visitando Mato Grosso pela primeira vez, os empresários Luiz Barsi Neto e Matheus Barsi participaram nesta quinta-feira (16) do podcast Apro360, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). O episódio, conduzido pelo presidente da entidade, Lucas Costa Beber, e pela jornalista Fernanda Trindade, abordou temas como legado, educação financeira, investimento e o papel do agronegócio na economia mato-grossense.
Reconhecido como um dos maiores investidores do Brasil, Luiz Barsi Neto compartilhou ensinamentos sobre planejamento e destacou a importância de obter mais de uma fonte de renda. “Isso é para todo mundo. Pessoal, tenha sempre um plano B na manga. Tenha sempre uma outra fonte de renda, porque se vocês saírem de uma empresa ou se a empresa passar por uma dificuldade, você não pode ficar no dia seguinte sem nada. Você não pode deixar de ter mais de uma fonte de renda”, disse Barsi.
Durante o bate-papo, os empresários reforçaram o propósito da empresária Barsi Investimentos de disseminar conhecimento financeiro por onde passam para que a sociedade entenda, de fato, a importância de investir em seu negócio com objetivos futuros.
“Tem muita gente que não está assistida ainda, e o que a gente se propõe é plantar uma sementinha em cada lugar que a gente for e o pessoal entender que faz sentido e é possível, não tem coisa melhor. Eu tenho um legado, meu pai me passou esse ensinamento e eu gosto. É isso que eu quero, vender e mostrar as coisas que fazem sentido. Então, quando eu recebo ligação de clientes, educo eles para investirem em seu negócio”, afirmou Matheus.
Ao lado do pai, Matheus Barsi abordou que o foco da empresa é desmistificar os desafios da educação financeira no país e entender os objetivos de cada investidor. “Não é obrigação de ninguém saber sobre investimento, porque a educação básica do nosso país não fomenta isso. E quando você chega lá dizendo que quer investir, nosso primeiro passo não é perguntar quanto você tem ou quanto você ganha. É entender quais são seus objetivos. A gente primeiro contextualiza o que são os primeiros passos básicos de investimento, até que a gente vá falar, se for do seu perfil, investimento em ações. Porque não é para todo mundo investir em ações”, esclareceu Matheus.
Durante o diálogo, Matheus destacou ainda a evolução da mentalidade financeira entre os produtores rurais, que hoje falam com mais naturalidade sobre gestão e rentabilidade. “Cada vez mais o assunto é falado com menos tabu. Antes o produtor falava com mais medo sobre dinheiro. Ele não queria falar o quanto ele ganhava, gastava ou quanto de crédito ele estava pegando do banco ou cooperativa. Porque quanto menos souberem do negócio, melhor. Hoje, ele fala e abre mais os números, e esse simples fato de abrir mais os números, dá dados e informações para que os agentes financeiros possam contribuir. Mais do que isso, existem soluções e ferramentas hoje dentro do agronegócio que dão suporte para o agricultor em operações de proteção”, explicou.
Encerrando o episódio, Luiz Barsi reforçou o compromisso do grupo em massificar o acesso às ferramentas financeiras no campo. “O nosso foco principal é mostrar para o agricultor que ele pode e tem como ter acesso a ferramentas financeiras. Antigamente não tinha acesso, porque quando você vai nos grandes bancos nem todos mostram a situação. E o nosso foco é chegar mais próximo. Metade são pequenos agricultores e a outra metade são grandes agricultores, mas muitos desconhecem pelo receio. Nossa ideia principal é mostrar que existem instrumentos financeiros acessíveis a todos, do pequeno ao grande produtor rural”, destacou Luiz.
O episódio reforçou o propósito do Apro360 de promover debates que conectam o agronegócio a temas relevantes para a sociedade, como educação financeira, gestão e legado, ampliando o conhecimento e as oportunidades para produtores rurais e para o público em geral.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.