A escritora Djamila Ribeiro usou as redes sociais para expressar a emoção de ver a filha Thulane aprovada em matemática pela Universidade de São Paulo (USP). A estudante é a primeira da família a poder escolher e a entrar na faculdade ainda jovem, contou a mãe.
Em um post nas redes sociais, Djamila contou um pouco da trajetória de Thulane. A filósofa não queria que a filha fosse pressionada a decidir, aos 17 anos e recém-saída do ensino médio, o que queria fazer da vida. A jovem, então, foi trabalhar, fez um intercâmbio na Escócia e, ao voltar para o Brasil, decidiu que queria cursar matemática na USP.
Thulane chegou a prestar Fuvest, o vestibular da universidade paulista, em 2024, mas não passou. No mesmo ano, ela teve um bom desempenho no Enem. Ainda assim, pediu para ficar mais um ano estudando, porque seu objetivo era entrar na USP.
“E foi dado. Ela saía de casa às 5h da manhã e só voltava às 20h. Estudou, se dedicou, enfrentou os medos. Aprendeu a ter disciplina, a aprender com os erros […] Thulane é a primeira da nossa linhagem a poder escolher. Suas avós e bisavós passaram a vida, como diziam, ‘limpando a casa dos brancos’. E elas sonhavam e lutaram para que o destino de suas descendentes fosse diferente”, escreveu Djamila no post.
A escritora também recordou de sua própria trajetória nos estudos. Ela se graduou aos 32 anos, pois “a sobrevivência batia à porta antes de poder sonhar com a faculdade”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





