O vereador por Cuiabá, Sargento Vidal (MDB), presidente da Comissão Processante que investiga Edna Sampaio (PT), afirmou que o relatório com as oitivas das testemunhas e demais documentos analisados será finalizado até esta quarta-feira (8). Depois desse passo, a defesa de Edna terá o prazo de cinco dias para se manifestar. Segundo o Vida, a vereadora não compareceu a nenhuma das audiências. Edna é investigada pela suposta prática de "rachadinha" por meio do uso ilegal da verba indenizatória destinada à chefia de gabinete.
A primeira denúncia foi protocolada em 2023 pela ex-chefe de gabinete da vereadora, Laura Natasha Oliveira. Edna foi condenada pelo plenário, mas reintegrada à Câmara depois, com mandato de segurança concedido pelo Tribunal de Justiça (TJMT).
"É bom lembrar que a vereadora Edna não colocou qualquer interesse na ação. Não houve interesse em ser ouvida, apresentar testemunha, defesa. Ela apenas foi notificada e não compareceu em nenhuma das oitivas. Finalizamos ouvindo a denunciante, a senhora Laura Natasha, que esteve aqui e confirmou tudo o que falou no primeiro processo", explicou Sargento Vidal à imprensa nesta terça-feira.
Conforme o vereador, os advogados de Edna Sampaio podem fazer pedidos, como a audição de testemunhas, ou questionar trechos do processo. Caso haja essa movimentação da defesa, a entrega do parecer final ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), terá de ser adiado por alguns dias.
"Concluo isso hoje ou, no máximo, até amanhã e darei cinco dias de prazo para a defesa com vistas ao processo. Entrego para eles por cinco dias, eles devolvem para nós, finalizo e entrego a presidência. Mas isso também vai depender se a vereadora vai fazer alguma apelação. Se ela mantiver o que está sendo feito até agora, no final de 5 dias, já entrego (ao Chico)", afirmou Vidal.
LEIA MAIS: Edna Sampaio rebate afirmações de Vidal sobre prazos de processo
O presidente da Comissão Processante assegurou que os trabalhos estão dentro do prazo máximo de 90 dias e se houver algum pedido de revisão por parte de Edna, a investigação não será ameaçada.
"Se a defesa entregar algum pedido ou solicitar oitiva, tenho prazo sufuciente pra isso. Vamos seguir normalmente e acho que terminamos antes do prazo final, até 20 de maio", disse o vereador.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.