Sinop (480 km de Cuiabá) é a cidade que mais registrou denúncias de irregularidades eleitorias nos sete primeiros dias de campanha. Ao todo, a cidade registrou 41 das 292 ocorrências registradas por meio do aplicativo "Pardal" do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mato Grosso é o segundo estado do Centro-Oeste com o maior número de denúncias, ficando atrás apenas de Goiás. Dentre os municípios, Comodoro e Araguaiana completam o pódio.
LEIA MAIS: Eleitores podem denunciar irregularidades via aplicativo Pardal
Comodoro ficou em segundo lugar com 29 ocorrências. Araguaiana e Vera aparecem empatas na terceira colocação com 19. Cuiabá recebeu 18 e ficou em quarto lugar. Guarantã do Norte é quinta cidade com o maior número, totalizando 15 denúncias.
Os candidatos a vereador receberam 157 denúncias, sendo os alvos do maior volume de ocorrências. Os prefeituráveis contabilizam 96 denúncias.
Nas últimas eleições municipais, em 2020, o estado contabilizou 2.353 ocorrências. A capital mato-grossense correspondeu a 353. Vila Rica ficou em segundo lugar com 162 registros, Rondonópolis em terceiro com 155, Sinop em quarto com 106 chamados e Guarantã do Norte somou 77.
As denúncias cadastradas no app são distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. A apuração dessas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
VEJA RANKING
1º Sinop: 41 denúncias
2º Comodoro: 29 denúncias
3º Araguaiana e Vera: 19 denúncias
4º Cuiabá: 18 denúncias
5º Guarantã do Norte: 15 denúncias
6º Peixoto de Azevedo: 10 denúncias
7º Tabaporã e Brasnorte: 12 denúncias
8º Barra do Bugres, Poconé e Várzea Grande: 9 denúncias
9º Aripuanã, Mirassol D'Oeste e Nova Canaã do Norte: 8 denúncias
10º Nova Olímpia: 7 denúncias
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.