Política Domingo, 08 de Novembro de 2020, 08:00 - A | A

Domingo, 08 de Novembro de 2020, 08h:00 - A | A

PANDEMIA

Secretário diz que Cuiabá recusou remédios para Covid-19; prefeitura alega possuir estoque

THAYS AMORIM
DA REDAÇÃO

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, declarou que a prefeitura de Cuiabá recusou parte dos medicamentos adquiridos pelo Executivo para o tratamento do coronavírus. Segundo Figueiredo, os insumos serão realocados para o Centro de Triagem, na Arena Pantanal, e para outros municípios.

Mayke Toscano

gilberto figueiredo

 

“Os medicamentos que eram para ser consumidos pelo município de Cuiabá, nas Unidades Básicas de Saúde, muitos deles ainda estão na nossa Central de Distribuição, e tem um ofício que parte eles [prefeitura] vão receber e parte eles não precisam e não vão receber. Eu tenho um ofício encaminhado pelo município de Cuiabá, pelo secretário atual. Não deram justificativa porquê”, pontuou.

“Conversei ontem com os secretários municipais do estado, e nós vamos direcionar parte desses medicamentos para a Arena Pantanal e parte [vamos] distribuir para municípios que fizeram a sua tarefa e consumiram os medicamentos, que precisam de mais ajuda”, completou Figueiredo.

Contudo, a prefeitura alega que devido à lentidão na aquisição e distribuição dos remédios, os insumos foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura durante o pico da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Cuiabá precisava de 61.255 comprimidos de Azitromicina e 496.160 de dipirona, que só foram disponibilizados pelo Estado posteriormente.

A recusa de medicamentos, segundo a prefeitura, aconteceu devido ao grande estoque que já havia sido adquirido. Atualmente, a Capital possui 529 mil comprimidos de Ivermectina e no último mês foram dispensados 7 mil. “

Sendo assim não há necessidade desta medicação fornecida pela Secretaria de Estado de Saúde, uma vez que, com a morosidade do Estado em distribuir os medicamentos, o município já tinha comprado em grande escala”, declarou a prefeitura, em nota.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso possui 146 mil casos confirmados de coronavírus, sendo 30,3 mil apenas em Cuiabá. 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros