A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) garantiu que o calendário escolar de 2026 será cumprido rigorosamente, diferente do atraso que ocorreu no ano passado. O secretário Amauri Monge confirmou que as aulas na rede municipal começam no dia 2 de fevereiro, rechaçando qualquer rumor de adiamento.
A decisão da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL), foi anunciada em meio a questionamentos da imprensa, por conta do liberal ter adiado o início das aulas em 2025. Brunini enfrentou fortes críticas, mas justificou as condições precárias de infraestrutura encontradas nas unidades de ensino.
Segundo o secretário, o planejamento implementado pela atual gestão permitiu que reparos emergenciais fossem realizados para garantir o retorno dos alunos.
Mas antes do retorno à sala de aula, o Município realiza a Semana Pedagógica, evento que não ocorreu em 2025. O encontro, essencial para o planejamento das metas e propostas de trabalho dos docentes, será realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro. De acordo com a SME no início do ano passado, um levantamento apontou que 15 das 171 escolas da capital estavam em condições críticas, com problemas que iam desde telhados danificados até falta de mobiliário básico.
DIFERENTE DO ANO PASSADO
Em 2025, o início das aulas na capital foi adiado para o dia 10 de fevereiro, decisão tomada após reunião emergencial entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Educação e o Ministério Público, diante da precariedade estrutural de diversas escolas.
À época, a gestão alegou falta de contratos para manutenção e limpeza, dificuldades financeiras herdadas da administração anterior, atrasos em repasses, problemas na folha de pagamento dos servidores e danos agravados pelas fortes chuvas, que colocaram em risco a segurança de alunos e profissionais.
Com informações do Olhar Direto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
