O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Padeiro, confirmou nesta segunda-feira (1º), que será construído um túnel na região conhecida como Portão do Inferno, na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Segundo ele, a definição ocorreu após estudos técnicos detalhados no local.
O projeto está em fase de elaboração e deve ser concluído até o final de outubro, quando será fechado o orçamento para a abertura do processo licitatório. A previsão de entrega da obra ainda é incerta, mas, conforme Padeiro, a execução só deve começar em 2026, devido à proximidade do período de chuvas.
Durante as sondagens no terreno, ficou constatado que o projeto de retaludamento que previa contenção natural do talude era inviável. “Seria necessário aplicar jato de concreto e manta, o que não foi autorizado pelos órgãos ambientais. Por isso, optamos pelo túnel como solução definitiva”, afirmou o secretário.
CUSTOS E INVESTIMENTOS
Marcelo Padeiro reforçou que não houve gastos além do exigido pelos órgãos ambientais e que todas as etapas foram acompanhadas por especialistas. Entre os trabalhos, destacou a instalação de sismógrafos para monitorar a estabilidade da encosta.
“Nada foi feito além do que foi solicitado. Estimamos que os investimentos já realizados somem aproximadamente R$ 7 milhões”, garantiu.
Enquanto isso, a obra da Mata Fria está prevista para ser concluída até o final deste ano, ajudando a desafogar o tráfego durante as futuras intervenções no Portão do Inferno.
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.