A deputada estadual Edna Sampaio (PT) vai liderar circuito de audiências públicas para discutir a escala do feminicídio. A primeira agenda será em 11 de setembro, em Cuiabá. Rondonópolis recebe a comitiva no dia 15 do mesmo mês e Cáceres no dia 18. Além das mesas, Edna articula a instalação de comissão especial após a tentativa frustrada de emplacar comissão parlamentar de inquérito (CPI).
LEIA MAIS: Edna diz que recuo da CPI é reflexo da maioria do governo na AL; veja vídeo
“Entendo que é importante a criação de uma comissão especial para debater o tema. A gente precisa muito que essa mobilização continue para que possamos de fato construir políticas públicas mais assertivas, mais de acordo com as necessidades de proteção da cidadania e da vida das mulheres no estado de Mato Grosso”, defendeu a deputada.
De acordo com dados do Observatório Caliandra do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), o estado registrou, pelo segundo ano consecutivo, a maior taxa proporcional de feminicídios do país em 2024, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, 47 mulheres foram assassinadas por motivação de gênero no estado, o que representa uma taxa de 2,5 casos por 100 mil habitantes, a maior do Brasil.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.