A Prefeitura de Várzea Grande emitiu nota, na tarde desta terça-feira (20), garantindo que o serviço de recolhimento de resíduos segue operando regularmente e sem interrupções, pela nova empresa terceirizada, a Pantanal Ambiental. O posicionamento está alinhado com o do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana de Mato Grosso (Sindilimp-MT) que afirmou estar buscando um consenso para garantir os direitos dos trabalhores da antiga prestadora de serviço, a Locar Saneamento Ambiental.
As duas declarações ocorrem após uma manhã manifestações por parte dos trabalhadores da Locar, com vídeos postados nas redes sociais.Enquanto ocorria o movimento, uma reunião estratégica entre a Procuradoria Geral do Município, o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana de Mato Grosso (Sindilimp-MT) e as empresas envolvidas, Locar e Pantanal, pavimentou o caminho para resolver a situação dos trabalhadores que ficaram no "limbo" trabalhista, após a finalização do contrato anterior.
O advogado do Sindilimp, Marcio Tadeu Salcedo, revelou ao HNT que o encontro foi produtivo e caminha para um entendimento sobre a migração dos funcionários da antiga prestadora para a nova.
“Houve um entendimento convergente, está caminhando para uma solução consensual: a recolocação dos trabalhadores da Locar na nova empresa”, afirmou o advogado.
O principal entrave era o receio dos funcionários de perderem suas rescisões com a Locar ou serem punidos por "abandono de posto" enquanto aguardavam a definição judicial do contrato. A intenção agora é que a transição seja oficializada sem prejuízos financeiros aos garis e motoristas. Salcedo ainda negou que o sindicato tenha incentivado a paralisação desta manhã.
Segundo ele, o movimento de hoje, bem como a chamada para um protesto nesta segunda-feira (19), que não chegou a ocorrer, não foi uma iniciativa da entidade.
"Toda essa movimentação não foi orientada e nem de iniciativa do sindicato", pontuou, citando que a intervenção da Guarda Municipal, ontem, impediu a circulação do carro de som por falta de autorização, o que ajudou a desmobilizar o ato.
Por parte da Prefeitura, a Secretaria de Serviços Públicos informou que a frota da Pantanal Ambiental já está mapeando os bairros e que o cronograma de coleta será cumprido rigorosamente.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

