O candidato ao Senado pelo PSD, Rui Prado, afirma que, se eleito, vai provocar no Congresso Nacional as discussões para promover as mudanças necessárias no Pacto Federativo. “No Senado não quero ficar na mesmice, irei provocar a discussão e contribuir, pois, esta demanda não é só do Estado de Mato Grosso”, destaca.
|
“Nossos municípios estão na UTI, existe uma carência muito grande na educação, na saúde e do jeito que está não dá mais para o prefeito ficar a semana inteira em Brasília com pires de mão”, acrescenta.
Conforme Rui, o primeiro passo, caso eleito, será a revisão do Pacto Federativo. “A principal causa da falência dos municípios é a forma desordenada com que as receitas são distribuídas, concentradas na União, em torno de 60%, os estados ficando com 26% e cabendo aos municípios modestos 14%”, disse Prado.
“As atribuições são cada vez maiores para as prefeituras. Também entendo que o Senado, pela proporcionalidade que ele tem, deve ser o palco para que os Estados, e por consequência os municípios, reivindiquem melhorias, como no caso do Fundo de Participação dos Estados em que Mato Grosso é muito penalizado, recebendo a metade do Piauí por exemplo”, cita o candidato.
Para Rui Prado, o Senado pode exigir o cumprimento de acordos estabelecidos em lei, mas que a União descumpre como a compensação da Lei Kandir aos Estados exportadores.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Juca do Pequi 08/09/2014
Rui, você tinha tudo para ser eleito Deputado Federal inclusive com meu voto e meu apoio. Só que foi iludido pelo Riva e amargurará a última votação para o senado. Lamentável, mas é a verdade!
1 comentários