Mayke Toscano/Hipernoticias Procurador Geral de Justiça diz que MPE atuará se receber denúncias concretas O Procurador Geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, disse a HiperNoticias nesta sexta-feira (20) que as denúncias feitas pelo ex-secretário da Copa, Eder Moraes, via imprensa, sobre a existência de “tubarões que mamam nas tetas do Estado” referem-se “ao mundo político, sendo costumeiro a tentativa de justificar determinados atos e fatos”. A afirmação do procurador foi em resposta a indagação da reportagem se o MPE não iria interpelar Eder Moraes para indicar quem são os tubarões (pessoas poderosas) que o estavam pressionando para deixar a Secopa por causa de interesses escusos no Estado (tetas).Ele chegou a lembrar que “o ex-presidente Jânio Quadros sempre disse que renunciou devido as forças ocultas”.Ferra tratou o caso como “eventual declaração de qualquer secretário ou ex-secretário alegando fatos de forma genérica, sem especificar nomes ou trazer um início de prova, feita por intermédio da imprensa”.
De acordo ele, porém, “o Ministério Público do Estado está de portas abertas para qualquer cidadão que tenha qualquer fato concreto a narrar que caracterize alguma irregularidade ou ilegalidade. Não hesitaremos em apurar qualquer que sejam os envolvidos”.
O procurador disse ainda que a “a decisão de nomear ou exonerar Secretário de Estado é atribuição exclusiva do governador, que não necessariamente se pauta por critérios técnicos”.
As respostas do Procurador Geral de Justiça foram encaminhadas a reportagem por email, depois de um contato telefônico.
Veja abaixo as perguntas enviadas e a resposta de Marcelo Ferra.
PERGUNTAS DE HIPERNOTICIAS: 1) O ex-secretário da Copa, Eder de Moraes Dias, declarou durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Record, canal 10), na última terça-feira (17.04), que estava recebendo pressões de gente poderosa, de “tubarões que mamam continuadamente nas tetas do Estado, há muito tempo”, para deixar seu cargo na Secopa. Quando foi efetivamente exonerado, no dia seguinte (18.04), reiterou as acusações, e acrescentou que estava recebendo ameaças de morte. Esses fatos não são suficientes para o Ministério Público Estadual interpelar o ex-secretário para que ele esclareça: 2) A polêmica foi gerada depois que Eder Moraes foi apontado como patrocinador de denúncia publicada pelo jornal Circuito Mato Grosso, de que a vaga do conselheiro Alencar Soares no Tribunal de Contas do Estado estaria sendo negociada com o deputado Sergio Ricardo (PR) por R$ 12 milhões. O MPE vai investigar a denúncia do jornal, independente de quem a tenha patrocinado? 3) Caso Eder Moraes não confirme ao MPE ou não apresente os nomes das pessoas que ele acusa de serem tubarões, cabe algum procedimento judicial contra ele – por exemplo denunciação caluniosa ou mesmo chantagem a autoridade pública, uma vez que ele fez as declarações com um indisfarçado propósito de pressionar o Governador do Estado a não demiti-lo? 4) E caso ele seja readmito no Governo, como é aventado pela imprensa, isso não caracterizaria igualmente a existência de chantagem a autoridade pública? RESPOSTA MARCELO FERRA: "Como você deseja resposta rápida, farei uma resposta genérica que vale para as indagações: A decisão de nomear ou exonerar Secretário de Estado é atribuição exclusiva do governador, que não necessariamente se pauta por critérios tecnicos. Eventual declaração de qualquer secretário ou ex-secretário alegando fatos de forma genérica, sem especificar nomes ou trazer um início de prova, feita por intermédio da imprensa, a princípio refere-se ao mundo político, sendo costumeiro a tentativa de justificar determinados atos e fatos. Como exemplo, o ex-presidente Jânio Quadros sempre disse que renunciou devido as forças ocultas. Entretanto, o Ministério Público está de portas abertas para qualquer cidadão que tenha qualquer fato concreto a narrar que caracterize alguma irregularidade ou ilegalidade. Não hesitaremos em apurar qualquer que sejam os envolvidos.'
REVEJA ABAIXO A ENTREVISTA DE EDER MORAES
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
CARLÃO 24/04/2012
UM DIA EU CHEGUEI A PENSAR, INGENUAMENTE, QUE ESSE JOVEM PROCURADOR PUDESSE REPRESENTAR ALGUMA MUDANÇA EM NOSSO ESTADO. MAS JÁ PAREI DE ME ILUDIR... SÓ HÁ UMA SAIDA, E ELA NÃO PASSA, DEFINITIVAMENTE PELO MPE.
RAFAEL 21/04/2012
politico pode roubar o estado, agora funcionário pode ser demitido por desídia, porque não e politico.
RAFAEL 21/04/2012
eles são iguais, a unica diferença e o poder do didi, porque o didi do secretario pode acabar o brilho do procurador, ai ta o medo, porque ele também pode ser mandado embora por qualquer fato menos por atos de improbidade administrativa.
SOLANGE 21/04/2012
eis mais um com um milhão que vai pedir a geni saciar o comandante do lindo zepelim ; Vai com ele , vai geni !
CELSO 21/04/2012
A chama que queima no coração de homens poderosos na virtude tais como : João Batista , Martin Luther King , Gandhi são brasas incandescentes eternamente produzidas por Deus para lançar aos homens o progresso , chamas e chamas. A grande maioria dos seres hominais são desprovidos dessa chama , pois possuem ainda latente a fraqueza de buscar e vivenciar a verdade mesmo que ela lhe tire o chão dos teus pés. Vejo o nosso procurador como homem comum , receoso e desprovido da verdade , mais um a se juntar a imensidão dos seres comuns falidos e medrosos , poucos são os corajosos que através da justa luta fazem deste mundo ainda um local de esperança pelo simples motivo deles existirem , se fosse por nós tudo estaria consumado.
JOÃO PEDRO 21/04/2012
Vejamos os fatos : Não ocorreu o escândalo dos maquinários , não ocorreu o escândalo das cartas de créditos da sefaz , não ocorreu o escândalo dos incentivos fiscais , não ocorreu o escândalo das land rover como também não há compra de vaga no tce e não existem tubarões devoradores dos recursos públicos é tudo falacia da politica. Acredito também ser o procurador mais eu a se juntar aos sem compromisso e sem responsabilidade social , para ele o que importa e a sua posição , o cargo e as vantagens.
CELSO 21/04/2012
O MEDO DE PERDER O ALTO POSTULADO CARGO ALCANÇADO FAZEM DE DETERMINADOS HOMENS PÚBLICOS VERDADEIROS PILATOS DA MODERNIDADE , OS CASOS QUE SÃO MUITO IMPORTANTE SEREM INVESTIGADOS SÃO DESCONSTRUÍDOS PELO PRÓPRIO MEDO DE SE VEREM FRENTE A VERDADEIROS TUBARÕES DEVORADORES DA LEI E DA ORDEM. O NOSSO PROCURADOR TEM MEDO , QUER SER OMISSO E TEM MEDO DOS TUBARÕES.
Lídice Lino 21/04/2012
Mas não se viam ambos nas mesmas festas no Governo Maggi? Não deu o Procurador placa de honra pro então Governador? Como atuar assim?!
juca 20/04/2012
Este Procurador se iguala ao Eder até na aparecia fisica ; Se fosse um bagrinho ele já teria mandado investigar ; Como se trata de TUBARÃO como bem disse o Eder , nada acontecerá;
Vilson Petres 20/04/2012
O procurador não toma qualquer iniciativa contra o governo, está conivente e compactuando com tudo isso. Claro que as declarações do sr. Eder Moraes justificam investigação, além da venda de vaga no TCE e o escândalo dos incentivos fiscais. O MPE de MT se omite por conveniência, pois também se beneficiam deste conluio com os podres poderes de MT.
10 comentários