O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que sua gestão avalia a viabilidade da implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) em Cuiabá antes do prefeito Abilio Brunini (PL) ser empossado no Palácio Alencastro. Abilio é um entusiasta do modal, cotado para circular em conjunto com o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). O governador desconversou sobre Abilio ser cooptado para convencê-lo a suspender o BRT e investir no BUD, ressaltando que o bonde já estava no radar do Executivo estadual.
Mauro também destacou que não serão divulgados detalhes antes da conclusão de estudo pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT).
"É uma decisão técnica. O governo estuda isso antes do Abilio virar prefeito, silenciosamente, e vai estudar até o último momento. Quando concluirmos, nós viremos a público e vamos explicar porque nós decidimos por A, B ou C", falou o governador nesta segunda-feira (15).
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O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) endossa o projeto do BUD. Pivetta foi a Curitiba para conhecer o funcionamento do modal, comprovando a possibilidade do BRT e o BUD conviverem na mesma pista.
Abilio participou da inauguração do BUD e, Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o prefeito, o modal pode começar a circular em Cuiabá a partir de abril de 2026. O custo ventilado para as obras e compra dos veículos é de R$ 400 milhões. Mauro, no entanto, acentuou que o governo manterá os estudos de forma discreta, à exemplo do projeto de duplicação da BR-163 em que não foi publicada "uma linha na imprensa".
"O governo não antecipa sem ter finalizado os estudos e não comenta de forma antecipada o que está estudando. Agimos assim na BR-163, negociamos durante oito meses e a rodovia está sendo duplicada. Deu certo e esse governo não fala demais para não dar bom dia cavalo", disparou o governador.
COMO FUNCIONA O BUD
O BUD foi desenvolvido na China e tem ganhado fama por ser autônomo, não exigindo maquinista, e se movimentar por meio de energia elétrica, sendo uma tecnologia sustentável. A pista para o modal tem imãs subterrâneos implantados ao longo do percurso. O maior número de imãs são instalados nas imediações das estações para garantir que os carros sejam estacionados o mais próximo possível das plataformas, sem deixar vãos que ofereçam risco aos usuários.
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