O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) sugeriu o prefeito de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (PSB), como candidato ao governo nas eleições de 2026. Lúdio disse que ainda não conversou com Pátio a respeito da conjectura, mas acredita que ele está preparado para representar uma chapa da esquerda. Pátio tem a simpatia do presidente Lula (PT), que participou da entrega de chaves do programa "Minha Casa, Minha Vida" ao reassumir o comando do país. Outro ponto favorável é o prefeito estar filiado a mesma sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Caso não haja a aceitação pelo nome de Zé do Pátio, Lúdio colocou como "plano B" a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) como alternativa em uma eventual candidatura pela esquerda na próxima majoritária.
"Precisamos encontrar um nome para disputa ao governo. A Rosa é um bom nome, mas temos outros bons nomes no nosso campo e se forem perguntar a minha preferência é pelo nome do José Carlos do Pátio. Mas é uma preferencia minha, nem falei com ele ainda", disparou o deputado estadual à imprensa nesta quarta-feira (4).
Pátio apadrinhou Paulo José (PSB) à prefeitura de Rondonópolis nas eleições municipais. O novato no campo político competiu com os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL), cresceu durante a campanha, mas acabou amargando a derrota para a chapa da direita. Lúdio Cabral pontuou que o resultado do pleito não seja um parâmetro para avaliar um possível desempenho de Pátio na majoritária ao governo. Ele lembrou que o prefeito é um nome testado na urnas, com três mandatos e serviços prestados.
"O resultado da eleição municipal não se reproduza necessariamente na eleição estadual. O Pátio foi prefeito de três mandatos já, sempre teve mandatos muito bem avaliados e o mandato dele à frente da prefeitura de Rondonópolis por si só é um capital político para disputa do governo", falou.
"Saneamento, habitação, educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico ... ele tem um portifólio de trabalho que o credencia à disputa. É um gestor já aprovado pela população de Rondonópolis e em uma disputa estadual tem todas as condições para mostrar esse trabalho", continou Lúdio.
REVISÃO DA FEDERAÇÃO
Lúdio explicou que a Federação Brasil da Esperança que une o PT, ao PV e ao PCdoB será revisada. Ele participará de uma reunião em Brasília com a nacional em dezembro. O deputado acredita que seja a oportunidade para agregar a Rede Sustentabilidade, o PDT, o Psol e o PSB em uma grande federação das siglas de extrema-direita para garantir a reeleição de Lula e eleger governadores pelo país.
"É um bom nome que amplia o nosso arco em 2026 porque nos permite trazer o PSB pra esse arco de alianças. Há um debate nacional sobre a federação. Pode ser que essa federação seja amplioada em 2026 e aí tenho uma posição em relação a isso ou acaba-se com a federação e cada partido disputa sozinho ou a gente amplia trazendo pra ela a Rede, o Psol, PDT e Avante pra ser uma grande federação para 2026", observou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.