Vereadores de Cuiabá denunciaram a existência do "Lixão da Educação" no Centro de Armazenamento e Distribuição da Educação mantido pela prefeitura no Distrito Industrial. No espaço, cadeiras, mesas e armários aparecem entulhados e se desfazem em pleno céu aberto. A situação foi deflagrada durante vistoria realizada nesta segunda-feira (30) e apresentada na sessão ordinária desta terça-feira, quando os pares discutiram a possibilidade de instaurar a "CPI da Educação".
Além do local de armazenamento, a comitiva de parlamentares esteve na EMEB Osmar José do Carmo Cabral, bairro Osmar Cabral; EMEB Tereza de Benguela, no Jardim Comodoro; EMEB Dom Bosco, Praeirinho e Creche São Francisco De Assis, ambas no Praeirinho; e Creche Sebastião Tolomeu no Santa Isabel.
O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), liderou o grupo. O bolsonarista foi acompanhado por Maysa Leão e Eduardo Magalhães, ambos do Republicanos, os progressistas Demilson Nogueira e Luís Cláudio, os emedebistas Sargento Vidal e Rogério Varanda, Sargento Joelson (PSB), Felipe Corrêa (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos) e Didimo Vovô (PSB).
Maysa Leão vem levantando a pauta nas últimas sessões e voltou a fazer críticas duras contra a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A vereadora destaca que, antes, as cadeiras e outros objetos tinham uso normal, mas foram simplesmente descartados. Maysa também mostra áreas de recreação sem cobertura e brinquedos quebrados.
"Não vamos parar de fiscalizar e denunciar até que a precarização da educação pare de acontecer! Não serei intimidada por ataques nem ameaças, as famílias e muitos profissionais da Educação estão comigo, nós só vamos parar quando as coisas entrarem nos eixos e a nossa capital voltar a ter respeito por nossas escolas", falou a vereadora.
O líder do governo, Luís Cláudio (PP), tentou desencorajar os companheiros de plenário a formar a CPI e defendeu a convocação da secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. "Todos trabalham por Cuiabá e quando nos deparamos com situações como essa, no mínimo, a secretária tem que vir a público e também nesta Casa dar explicações. A possibilidade de explicar é que a gente tem que fornecer, não só acusar", falou o vereador.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Cuiabá enviou nota ao HNT esclarecendo que os materiais que são do Centro de Armazenamento e Distribuição da Educação são "inservíveis" e pontua que os novos ficam em outro local com a devida cobertura, protegidos da chuva e do sol. De acordo com o Executivo municipal, após a etapa de levantamento para o patrimônio, os objetos são encaminhados para a Secretaria de Gestão para que possa efetuar leilão ou o descarte. Sobre os agravos nas estruturas das escolas, a secretária de Educação informou que as melhorias estão sendo providenciadas.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
"1. O Almoxarifado da Prefeitura de Cuiabá localizado no bairro Coxipó, recebe materiais inservíveis de várias Secretarias Municipais como da Assistência Social, Saúde e Educação. No local não existem equipamentos, mobília ou materiais novos. Os materiais novos ficam dentro da parte coberta e fechada.
2. Dentro desse espaço, coberto e gradeado, estão armazenados os playgrounds infantis, equipamentos muito grandes, que são encaminhados para as unidades educacionais após reformadas.
3. O processo de descarte dos materiais inservíveis é feito em etapas, após levantamento por parte de cada Secretaria Municipal responsável pelo bem, que é patrimoniado. Esse levantamento é documentado com fotos e encaminhado para o Almoxarifado para que posteriormente a Secretaria de Gestão possa realizar os leilões e descartes.
4. Em relação a EMEB Osmar Cabral, a Secretaria Municipal de Educação solicitou junto a concessionária o aumento de carga para a climatização da unidade.
5. A reforma da quadra poliesportiva está em andamento. A empresa responsável pela obra aguarda a chegada de material (ferro), da indústria.
6. A EMEB Tereza Benguela encontra-se em reforma. Em razão da não interrupção das aulas as obras requerem um cuidado maior. A previsão de entrega da nova unidade é início do ano letivo 2024".
VEJA VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.