Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 17h:33

Tamanho do texto A - A+

Assessora da deputada Janaína Riva é a 14ª infectada pelo coronavírus na ALMT

Por: JOELMA PONTES

Mais uma servidora da Assembleia Legislativa (ALMT) testou positivo para Covid-19, o coronavírus. Trata-se de uma assessora da deputada estadual Janaína Riva (MDB). Com isso, sobe para 14 o número de casos da doença no Legislativo. 

A informação é de que a funcionária cumpria expediente presencial. No entanto, ela não faz parte da lista dos mais de 150 funcionários que realizaram o exame após o surgimento do primeiro contágio envolvendo servidores na Casa de Leis. Essa é a segunda assessora da deputada a ser infectada pelo vírus. A primeira foi a chefe de gabinete da parlamentar. 

Mayke Toscano/Hipernotícias

assembleia legislativa

Em razão dos casos de Covid-19 na ALMT, o presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (DEM), resolveu adiar novamente a reabertura do prédio que seria no dia 25 maio. A nova data será em 8 de junho.

Botelho prorrogou o atendimento ao público e a retomada das atividades exercidas pelos setores que não são considerados essenciais. Atualmente, somente as secretarias de Finanças e Gestão de Pessoas, cumprem expediente presencial, porém em regime de revezamento. A Assembleia trabalha com apenas 20% dos seus 1.600 funcionários. Pessoas que pertencem ao grupo de risco e os que teriam férias à vencer, vencida ou licença prêmio, foram afastadas. Os demais trabalhadores, cumprem a expediente no sistema 'home-office'.

Na última quarta-feira (27), O Legislativo Estadual concluiu a primeira etapa da realização de testes de Covid-19, coronavírus, entre servidores e os 24 deputados estaduais. Dos 176 servidores testados, 13 haviam comprovado a existência da doença e foram afastados para cumprimento do isolamento domiciliar.

O mesmo ocorreu com os 24 deputados, sendo que apenas um deles testou positivo para o coronavírus. A primeira remessa, de 200 testes, custou ao cofres da Casa de Leis R$ 60 mil. O setor de licitação do Parlamento Estadual já está em processo para a aquisição de mais 200 kits.

Casos na Assembleia 

Na última segunda-feira (25), foram confirmados mais dois casos de contaminação, passando para 13 o número de acometidos pela doença, no Legislativo. Os dois novos resultados positivos estão relacionados à secretária do deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), que também testou positivo à doença, e uma servidora do Núcleo Social. 

No dia 20 de maio, durante sessão ordinária, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), alertou sobre medidas mais rígidas que seriam adotas pelo Legislativo a partir desta segunda. Na ocasião, ele anunciou três novos casos, sendo da chefe de gabinete da deputada Janaína Riva (MDB), um servidor do setor de Engenharia e uma funcionária da Secretaria de Comunicação (Secom). 

Primeiros infectados

No dia 7 de maio, o Legislativo confirmou o primeiro caso confirmado do novo vírus. Tratava-se de uma funcionária do Núcleo Ambiental, namorada de um ex-serviror da Casa de Leis que estava contaminado. De lá para cá, os casos confirmados só aumentaram e colaboradores do núcleo social, núcleo econômico, Secretaria-Geral e gabinete do deputado Carlos Avalone (PSDB), também testaram positivo. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei