O prefeito confirmou que a atualização da Planta Genérica de Valores é inevitável e impactará de forma mais expressiva os 22% dos cuiabanos que residem em condomínios fechados. A atualização da Planta Genérica de Valores, que define o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cuiabá, é considerada "inevitável" pelo prefeito Abilio Brunini (PL).
O gestor, no entanto, defendeu que o reajuste, o primeiro desde 2016, ocorra de forma gradual para minimizar o impacto na população. Abilio admitiu que os moradores de condomínios fechados e áreas nobres serão os mais afetados pela medida. “Os maiores impactados são condomínios fechados.”, afirmou de maneira direta.
O prefeito detalhou a proposta de reajuste gradual para 2026, defendendo que o aumento será um percentual sobre o valor pago em 2025, e não o valor total e imediato da atualização.
Ele afirma que regiões periféricas e edificações mais simples terão o reajuste de, no máximo, 20% sobre o valor pago em 2025. As áreas médias, de 30%, e as áreas nobres e condomínios fechados de até 40%.
JUSTIFICATIVA PARA O AUMENTO EM CONDOMÍNIOS
Ocorre que cerca de 22% dos habitantes de Cuiabá residem em condomínios fechados, e portanto, serão imapctados pela medida.
O prefeito justificou que, mesmo com o aumento de 40%, o novo valor do IPTU estará longe do valor real de mercado dos imóveis, pois a última atualização da base de cálculo foi realizada em 2016.
“Os 40% que a gente está reajustando em cima do IPTU de 2025 das áreas nobres, eles não representam em nada praticamente o valor do imóvel que hoje está. A gente vai ter que atualizar. E as pessoas não vão sofrer tanto assim, porque os reajustes não vão impactar tanto o valor.” O objetivo, segundo Abilio, é estabelecer uma situação plausível, correta e proporcional à receita do município.
LEIA MAIS: Maysa detona Abilio, chama de "prefeito moleque" e lança desafio por entregas
Abilio diz que atualização da planta genérica não depende da Câmara e alfineta vereadora
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






