Os representantes pediram medidas como mais investimento público e a expansão de modelos de habitação pública, cooperativa, social e liderada pela comunidade, além de financiamento do setor privado por meio de títulos verdes, empréstimos vinculados à sustentabilidade, fundos comunitários de terras ou instrumentos financeiros combinados.
"Os ministros se comprometeram a ajustar a tributação do valor da terra para tornar as políticas mais equitativas. Eles também pediram uma redução nos aluguéis turísticos de curto prazo para reduzir a especulação", acrescenta a nota.
A secretária executiva da UNECE, Tatiana Molcean, ressaltou que muitas famílias estão pagando um quarto ou até metade de sua renda disponível apenas para manter um teto sobre suas cabeças, e mencionou que a situação afeta pais solteiros, famílias com crianças e jovens.
Na ocasião, foi mencionado que, na maioria dos países, os custos de moradia estão empurrando mais de um terço das famílias de baixa renda para a pobreza, e a região enfrenta "um desafio urgente de sustentabilidade", já que a moradia é responsável por cerca de 30% do uso de energia e das emissões de dióxido de carbono.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.