Macron denunciou a recusa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em aceitar uma proposta de cessar-fogo "incondicional". "Mais uma vez, o presidente Putin se recusa a responder à proposta de cessar-fogo incondicional apresentada pelos americanos e apoiada pela Ucrânia e pelos europeus", disse. Ao rejeitar o cessar-fogo e o diálogo, "a Rússia mostra que não quer a paz e está apenas tentando ganhar tempo continuando a guerra", afirmou o presidente da França.
"No contexto em que a Comunidade Política Europeia se reúne para uma cúpula em Tirana, continuaremos a coordenar com nossos parceiros europeus, os Estados Unidos e a 'Coalizão dos dispostos' para definir uma resposta unida", escreveu o presidente francês. Segundo ele, a união ocidental é essencial diante da postura russa.
Também participaram da ligação com Trump, além de Macron, o presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e os primeiros-ministros Keir Starmer, do Reino Unido, e Donald Tusk, da Polônia.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.