Em comunicado enviado via Telegram nesta sexta-feira, 30, o presidente iraniano destacou que a política externa do país é guiada pela chamada "diplomacia digna", baseada na interação e no diálogo dentro do marco do direito internacional, no respeito mútuo e na rejeição do uso da força e de ameaças para a resolução de conflitos. Ainda assim, reforçou que "qualquer agressão ao país e à nação iraniana será respondida de maneira imediata e decisiva".
O comunicado também menciona a disposição do líder dos Emirados Árabes Unidos de participar de forma construtiva de esforços diplomáticos voltados à obtenção de soluções que promovam a segurança regional, em meio a um ambiente de tensões elevadas no Oriente Médio.
As declarações de Pezeshkian ocorrem em um contexto de pressão crescente sobre Teerã no cenário internacional. Nesta quinta-feira, a União Europeia (UE) concordou em incluir a Guarda Revolucionária do Irã (IRGC, na sigla em inglês) em sua lista de organizações terroristas, medida classificada por autoridades iranianas como simbólica, mas que amplia o isolamento do país e eleva o risco de novos atritos diplomáticos e de segurança.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




