Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Mundo Sexta-feira, 26 de Junho de 2026, 08:00 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026, 08h:00 - A | A

Irã alerta para declaração 'irresponsável e provocativa' dos EUA com países do Golfo

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

O Ministério das Relações Exteriores do Irã classificou como "intervencionistas, irresponsáveis e provocativas" as posições contidas na declaração conjunta dos EUA e do Conselho de Cooperação do Golfo. Segundo Teerã, a presença militar norte-americana em países da região é "uma causa de insegurança e divisão".

"A alegação de 'compromisso duradouro dos Estados Unidos com a segurança dos Estados-membros do Golfo' não passa de retórica e distorção da realidade. Espera-se que os países da região, cujos territórios e instalações foram utilizados pelos agressores americano-sionistas para atacar o Irã durante a recente guerra imposta, reconsiderem suas posições", escreveu a pasta em declaração publicada nesta sexta-feira, 26.

Na nota, o Irã reiterou "a obrigação explícita" dos Estados-membros do Golfo de impedir qualquer uso, por terceiros, de seus territórios e instalações para planejar, organizar, apoiar e executar ações ilegais, incluindo agressão militar contra o território iraniano.

O ministério também sugeriu que, em vez de se alinharem aos Estados Unidos em ameaças ao programa nuclear pacífico do Irã, os países do Golfo se unam a Teerã no que chamou de "a concretização da iniciativa para uma região do Oriente Médio livre de armas nucleares".

"A paz e a segurança sustentáveis na região só podem ser alcançadas por meio da construção da confiança e da cooperação mútua entre os países da região, e longe das intervenções destrutivas dos EUA. A ameaça às capacidades de defesa do Irã é veementemente condenada", acrescentou.

Sobre o Estreito de Ormuz, o Irã afirmou que a navegação na importante rota marítima "será regida pelos termos do memorando de fim de guerra com Omã".

(Com Agência Estado)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros