Mundo Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011, 07:18 - A | A

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011, 07h:18 - A | A

ATAQUE

Ataque de talebans à agência britânica mata oito em cabul

Número de vítimas pode ser maior, de acordo com autoridades locais

PORTAL R7

A sede do British Council, agência internacional britânica para temas culturais e de educação, foi alvo de um ataque dos “mujahedines” talebans na manhã desta sexta-feira (19), em Cabul, capital do Afeganistão, informaram à AFP as autoridades locais.

Ao menos oito pessoas morreram no ataque suicida, revelou à AFP o chefe da polícia criminal afegã, Mohamed Zahir. Zahir não informou a nacionalidade das vítimas ou se eram civis ou membros das forças de segurança. Um dos terroristas suicidas detonou uma carga explosiva em seu veículo e, após a explosão, ocorreram confrontos entre insurgentes e as forças de ordem. - O ataque foi perpetrado por três insurgentes. O balanço de oito mortos é preliminar, porque ainda não temos acesso total ao local: há um terrorista que continua disparando.

O Conselho Britânico está localizado no bairro de Karte Parwan, próximo a uma das sedes da missão das Nações Unidas no Afeganistão, do instituto Nadiria e das casas de políticos como o vice-presidente Mohammed Fahim. Veículos das tropas internacionais desdobradas no Afeganistão se deslocaram ao local do ataque, apesar da responsabilidade pela segurança ter sido transferida às forças afegãs em julho.

O ataque foi confirmado por um porta-voz da ISAF (Força Internacional de Assistência à Segurança) da Otan, major Jason Waggoner. - Houve explosões no British Council e no momento estamos reunindo os elementos.

Um porta-voz dos talebans, Zabidula Mujahid, confirmou à AFP que o ataque era realizado por "mujahedines". Mujahid revelou que o objetivo do ataque é o consulado britânico e um anexo da ONU. - Os mujahedines talebans tomaram os dois complexos de assalto e mantêm intensos combates com a polícia afegã. Hoje (sexta) é o aniversário de nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque é para lembrar este dia. Os britânicos invadiram outra vez nosso país.

De fato, na sexta-feira se comemora o aniversário da independência do Afeganistão, obtida em 1919. A embaixada britânica em Cabul não comentou o incidente.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros