Sábado, 30 de Maio de 2020, 11h:04

Tamanho do texto A - A+

Presidente do TJMT e outros 26 chefes do Judiciário brasileiro manifestam apoio ao STF

Por: KHAYO RIBEIRO

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, assinou um ofício com outros 26 chefes do Judiciário brasileiro manifestando apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (29).

Alan Cosme/HiperNoticias

desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha

Presidente do TJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha

A manifestação é assinada por todos os presidentes dos tribunais de Justiça dos estados brasileiros assim como do Distrito Federal.

O documento foi dirigido ao ministro Dias Toffoli após a Corte Superior ser alvo de diversos ataques e instaurar um inquérito contra fake news que culminou em uma operação da Polícia Civil com expedição de mandados de busca e apreensão a diversos apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

No documento assinado por Carlos Alberto, que também é o chefe do Colégio de Presidentes do de Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre), os manifestantes a importância do STF na manutenção da democracia brasileira e pedem união no Judiciário.

“O Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre), reitera integral apoio ao Supremo Tribunal Federal que, em seus 129 anos de história, vem prestando imensuráveis serviços à sociedade brasileira, firmando-se como instituição indispensável à garantia dos direitos dos cidadãos, ao Estado Democrático de Direito e à consolidação da democracia”, aponta trecho do ofício.

“União entre todos os tribunais, que respeitam a harmonia e independência entre os Poderes - sistema de freios e contrapesos previstos em nossa Carta Magna - mas que também ressalta a necessidade de respeito à autonomia da magistratura, no desempenho de suas funções constitucionais”, acrescenta o documento.

Leia mais:

Defensor de Bolsonaro, empresário de Sinop é preso é alvo da PF contra fake news

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei