Com a aposentadoria compulsória do desembargador Paulo da Cunha, nove candidatos do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) estão na disputa pela vaga. Entre eles, destacam-se oito mulheres e um homem, em uma movimentação inédita que busca aumentar a presença feminina no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Os candidatos são: Wesley Sanches Lacerda, Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Eunice Helena Rodrigues de Barros, Lindinalva Correia Rodrigues, Januária Dorilêo, Valnice Silva dos Santos, Fernanda Pawelec Vasconcelos, Maria Fernanda Corrêa da Costa e Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach.
Eunice Helena é a única procuradora do grupo, e Wesley Lacerda, o único homem inscrito, é chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco).
A articulação feminina ocorreu após uma reunião entre 62 mulheres do MPMT, com mais de 10 anos de carreira e idade superior a 35 anos, que decidiram se unir para tentar, pela primeira vez, formar uma lista só de mulheres para a vaga.
O processo segue com a lista sendo submetida ao Conselho Superior do MPMT, que escolherá seis nomes. Posteriormente, o Tribunal de Justiça selecionará três deles, e o governador definirá o novo desembargador.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.