Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020, 10h:37

Tamanho do texto A - A+

Ministro manda TJ homologar concurso de tabeliães em 48 horas

Por: FERNANDA ESCOUTO

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou que a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), homologue em até 48 horas o resultado final do concurso para tabeliães no Estado, sob pena de abertura de processo disciplinar.

Reprodução

Corregedor Humberto Martins

 

A decisão foi tomada em pedido de providências instaurado em razão de o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alves da Rocha, ter interrompido, no último dia 30 de janeiro, a homologação do resultado final do certame, contrariando determinação da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

A imediata finalização do concurso foi definida durante a 303ª Sessão Ordinária, no último dia 4, na qual o Plenário do CNJ aprovou os relatórios das inspeções realizadas, no período de 2 a 6 de dezembro de 2019, pela Corregedoria Nacional no TJMT.

O concurso teve início em 2013 para o preenchimento de 193 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do Foro Extrajudicial do Estado, com remuneração de acordo com os serviços prestados.

“ A decisão de sobrestamento da homologação do resultado final do concurso que se protrai no tempo há mais de cinco anos, sem nenhuma decisão judicial que lhe ampare, viola a ordem jurídica, uma vez que condiciona um ato administrativo a uma futura e incerta decisão judicial”, disse Humberto Martins.

O corregedor ressaltou também que a não homologação do resultado final do concurso contribui para a violação do artigo 236 da Constituição Federal, que determina que a realização de concurso público para o provimento de serventias vagas.

Por último, a decisão traz que o descumprimento da determinação poderá ensejar a adoção de medidas administrativas e disciplinares.

Leia mais:

CNJ determina que TJ finalize imediatamente concurso dos cartórios

Aprovados em concurso há 7 anos fazem manifestação por não terem tomado posse

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas