O juiz eleitoral Fábio Henrique Fiorenza concedeu liminar no domingo (9) determinando que o prefeito de Tapurah (321 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD), remova um vídeo das redes sociais no qual afirma que vai sortear um carro para a população se a maioria dos eleitores do município votar em favor da reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno com o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Em caso de descumprimento, foi estipulado pagamento de multa de R$ 50 mil. A decisão atendeu pedido da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
O magistrado ressaltou na decisão que a promessa do prefeito se assemelha à compra de votos, o que é proibido pela legislação eleitoral. "A propaganda eleitoral evidencia pratica ilegal a ser combatida pela Justiça Eleitoral através do exercício do poder de polícia e com fundamento no poder de cautela", diz um dos trechos.
Em vídeo, com duração de quatro minutos, o prefeito afirma que se esforçará para que Tapurah seja o município mato-grossense de maior apoio à campanha do presidente. Para isso, o sorteio será uma forma de estimular o eleitorado a votar no candidato.
Na gravação, além de apontar como funcionará o sorteio, o prefeito cita a força do agronegócio, chama o representante do PT na disputa de "Luladrão", faz campanha pró-Bolsonaro, relembra a "Ursal" e nega a fome no país em pouco mais de quatro minutos.
"Era pior na época do governo do PT. Hoje, nós estamos bombando. O país está ótimo. Não existe fome como o Fávaro falou. As cidades têm os maiores índices de distribuição de cestas básicas e dinheiro da ação social", diz o prefeito.
"Farei uma rifa de uma picape Strada, zero km, se nós atingirmos o primeiro lugar do estado em percentual em prol do Bolsonaro. Peço a você também, meu amigo produtor, para ampliarmos esse prêmio. Fazer uma grande festa. Chamar o Bolsonaro já que ele disse que a cidade que mais tiver percentual de votos ele vai visitar", afirma em outro momento do vídeo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.