Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020, 10h:46

Tamanho do texto A - A+

Laboratório de Cuiabá é o primeiro a compensar emissão de gases de efeito estufa com créditos de floresta

Por: REDAÇÃO

Com mais de 50 anos de atuação no mercado de análises clínicas do Mato Grosso, o Laboratório Carlos Chagas/Grupo Sabin, reconhecido pela sua excelência na entrega de exames e também pelo atendimento humanizado, é o primeiro laboratório de análises clínicas a compensar emissão de gases de efeito estufa com créditos de floresta.

Reprodução

Laboratório Carlos Chagas

O Crédito de Floresta é um ativo gerado a partir da proteção de florestas, que são inventariadas e certificadas por meio de protocolos internacionais. Além dos créditos ajudarem na conservação da floresta, produtores locais que prestam serviços de preservação da mata nativa de sua área são remunerados pelos ativos. 

Parceiro do Forest Friend, desde 2018, o laboratório  entende que essas ações vão além da compensação dos impactos ambientais. “Nós totalizamos até hoje, um montante de 690 toneladas de Créditos de Floresta adquiridos. Ações como essa contribuem para nosso desenvolvimento regional e agrega valor de sustentabilidade a nossa marca e aos nossos serviços oferecidos”, destaca o gestor regional Jerolino Aquino.

O estado do Mato Grosso é rico em diversidade natural e, dos três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Essa diversidade é um grande atrativo para desmatamento ilegal, caça predatória, tráfico de animais e trabalho escravo. A concentração da Floresta Amazônica está ao norte do Estado e representa cerca de 50% do território e o bioma mais vulnerável. “Precisamos proteger esse tesouro natural. Por isso, estamos fazendo nossa parte e investindo na preservação”, finaliza o gestor. 

Sobre o Laboratório Carlos Chagas/Grupo Sabin 

O Laboratório Carlos Chagas foi fundado em 1968. Foi o primeiro do Centro-Oeste a ser acreditado pelo DICQ (Departamento de inspeção e Credenciamento da Qualidade) e o primeiro de Mato Grosso a ser acreditado pelo PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos). Desde então, o laboratório passa anualmente por auditoria dessas duas instituições e obtém com sucesso, as re-certificações. 

Atualmente a empresa conta com 16 unidades de atendimento nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Forest Friend 

O Forest Friend é uma marca registrada da RBC Tecnologia, Sustentabilidade e Serviços, uma empresa da Rede Brasil Mata Viva, responsável por comercializar Créditos de Floresta no mercado empresarial.  Através do Forest Friend, são firmadas parcerias com empresas que desejam operar de forma mais sustentável, embarcando frações de Créditos de Floresta nos seus produtos, permitindo que quando forem comercializados, ajudem a preservar a Floresta Amazônica.  

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto