As concessionárias Domani Fiat são consideradas um dos motores que fizeram e ainda fazem Cuiabá e Várzea Grande caminhar e crescer. Com suas portas abertas em 1996, a empresa surgiu como forma de diversificar o grupo que Armando de Oliveira, atual presidente da Domani, possuía. A concessionária de veículos iniciou suas atividades sob o comando de Armando, mas este não foi o primeiro empreendimento que ele manteve a luz do seu olhar atento.
Eduardo Marcelo da Veiga Carlota, genro de Armando e hoje diretor comercial da Domani, conta que quando o sogro tinha 20 anos e em pleno exercício da faculdade de engenharia elétrica deu início ao grupo no qual a Domani integra. Este grupo conta hoje com a Amper Construções elétricas Ltda., Amper Empreendimentos Imobiliário Ltda., Amper Concretos Pré-moldados Ltda., Eletram, Eletricidade da Amazônia S/A., Guarantã Energética Ltda., Novo Mundo Energética Ltda., Fazenda e Haras Araguari e com Condomínio Morro do Jatobá. “Ele resolveu abrir uma empresa de linhas de transmissão. Com isso começou a se expandir para o resto do Brasil”, assegura.
Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias |
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Embora seja uma empresa de um segmento diferente dos demais do grupo, a Domani se mostrou como uma aposta sensata que ainda rende bons frutos. “A Domani foi uma oportunidade que surgiu em um momento que meu sogro queria diversificar o ramo de negócios e que deu certo!”, afirma. Mesmo que hoje a empresa tenha 15 anos de atuação no mercado, nem todo caminhar foi fácil. Depois de investimentos alcançarem R$ 500 mil com garantias que chegavam a R$ 2 milhões, um valor considerado bem alto quando se pondera o ano de 1996, a Domani pôde iniciar seus trabalhos em Várzea Grande, local de sua sede.
Por se tratar de uma concessão da Fiat à Domani, a área de atuação que esta empresa tinha era somente em Várzea Grande, já que em Cuiabá a concessão era cedida ao grupo Zugair. De início, a empresa vendia cerca de 70 carros por mês. Nada muito surpreendente. Mas que foi melhorando paralelamente com o crescimento estrutural e marqueteiro da empresa. “Quando nós vendemos 100 carros foi uma festa”, lembra o diretor comercial.
Apesar de fundador e idealista da concessionária, Armando de Oliveira se manteve como presidente do grupo. Com a fundação em 1996, ele assumiu as rédeas da empresa, mas logo passou o cargo para seu genro Eduardo Marcelo que iniciou suas atividades um ano depois. Nascido em Rio Claro, São Paulo, formado em economia e conhecedor do mercado, já que desde a juventude trabalhava no segmento de compra e venda de ações, Eduardo se tornou um dos principais responsáveis pela Domani.
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CRESCIMENTO
Nova no segmento, mas disposto a crescer, a Domani iniciou sua busca pelo crescimento. Isso gerou uma briga de mercado, certamente, com a Zugair, empresa que dominava as vendas em Cuiabá. “As margens ficaram ruins para todos os lados. Tanto para Domani quanto para Zugair. Com isso Salem decidiu sair do negócio e entregou a Zugair para Fiat e esta denominou a Domani para assumir a Cuiabá”, assegura.
A partir de então, o crescimento foi certo. Em 2004 realizaram o aluguel do prédio na Miguel Sutil e no mesmo ano houve a inauguração da Domani Cuiabá. No entanto, essa expansão não aconteceu somente na Capital. Em vista da necessidade dos clientes de mais proximidade com a Domani, Eduardo viu necessário abrir mais concessionárias, especialmente no interior do estado de Mato Grosso. Assim, em 2003 ocorreu a inauguração da Domani Tangará e em 2009 a Domani Cáceres.
Mesmo parecendo que a empresa caminhava a passos largos, a Domani passou por uma crise no ano de 2001. Mas isso não era exclusividade da concessionária. A crise era do mercado. Isso afetou tão drasticamente a empresa que foi necessário fechar algumas portas. “Nós fechamos a Domani Cuiabá, Tangará e demitimos 50% do nosso pessoal, aproximadamente, 148 colaboradores”, conta. Eduardo Marcelo lembra que foi necessário fechar as portas para poder findar as dívidas. “Sentou eu e os diretores e resolvemos vender a concessionária de Cuiabá para poder pagar tudo. Mas naquela época sobrava menos R$8 milhões que tivemos que retirar do caixa da Amper para finalizar as dívidas”, relembra. A partir de então concentraram-se os trabalhos na loja matriz que é a de Várzea Grande e teve que começar o caminhar da empresa pé por pé seguindo a estratégia de pagar contas e dívidas. “Ajusta aqui e aperta ali. Fizemos tudo que era preciso para um novo começo”, garante.
Com singularidades do mercado que voltou a soprar ventos a favor da empresa, a Domani adquiriu a oportunidade de comprar novos bens com recursos próprios. Compraram-se, então, terrenos na avenida Fernando Corrêa, onde a Domani abriu a loja em Cuiabá. Mas isso não aconteceu só na Capital. Em 2006 reabriram a loja de Tangará. Vale ressaltar que ambas Neste período, outra boa oportunidade apareceu para a concessionária: criar uma locadora de automóveis, onde de início havia 30 carros para locação. Além disso a Domani abriu mais duas lojas de carros usados que hoje são as lojas Domínio.
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HOJE
Com tanto investimento, a empresa só cresceu. Atualmente, ela conta com 538 colaboradores distribuídos nas quatro lojas Domani (Várzea Grande, Cuiabá, Tangará e Cáceres), duas Domínio (Rondonópolis e Campo Verde) e três locadores de carros (Várzea Grande, Tangará e Cáceres), na qual a matriz é localizada em Várzea Grande. Devido a grande dimensão, é praticamente impossível gerir a empresa. Por isso, Eduardo se apoia em alguns colaboradores para que o crescimento da empresa seja certo. Na sede, ele conta com dois diretores comerciais e dois no setor de pós-vendas, pois é nessa concessionária que se encontra a administração da empresa. Nas filias do interior do estado, a equipe é formada por um gerente de vendas e um gerente de pós-vendas, além de um supervisor que cuida da parte administrativa e financeira, sendo os demais os colaboradores distribuídos ente vendedores e técnicos.
Para se ter ideia da dimensão que a Domani atinge hoje, ela possui um estoque geral com 500 veículos a pronta entrega, sendo este encontrado na concessionária Fiat de Várzea Grande. Mas as filiais também têm seu estoque particular de veículos e peças. Além disso, a empresa possui uma funilaria em Várzea Grande e Tangará e daqui a dois meses mais uma será inaugurada em Cáceres. Outros investimentos foram feitos na estrutura física das concessionárias e no aumento do estoque de peças. É interessante ressaltar a iniciativa um tanto curiosa que a Domani tomou para melhor atender as clientes: “mulher no volante”. Tendo em vista o famoso pensamento de que “mulher no volante é perigo constante”, a concessionária realiza treinamentos que auxiliam as clientes a compreender mais sobre mecânica básica e o mundo dos veículos como a troca de pneus e óleo, por exemplo. Tudo para melhor atender toda clientela!
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Para Eduardo Marcelo da Veiga Carlota empreender é: Acreditar!
1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento
Primeiro, ele deve fazer o que ele gosta. Segundo, ele tem que investir em pessoas. Porque tudo são pessoas e processos. Tratar com educação essas pessoas que irão trabalhar ao lado dele para que elas trabalhem e deem retorno. Tudo que você for mexer são pessoas e processos A palavra chave é sempre nós, pois equipe é equipe.
2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?
É um obstáculo. Não é fácil. Há encargos, juros que prejudicam. Mas ao mesmo tempo, o Brasil hoje é o país da oportunidade, porque o mundo inteiro está vivendo em recessão e o Brasil está em crescimento mesmo com essas altas taxas de juros e impostos.
3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?
É preciso criatividade, estudo de mercado e panorama. Não é só dinheiro! E sempre é preciso gastar menos do que ganha.
4. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?
Com essa concorrência que há com essas varias marcas, hoje nós trabalhamos para fidelizar o cliente ao máximo e também para conquistar novos clientes.
5. Qual o diferencial?
Principal é sempre a equipe, não tem, eu mando, mas sim, por favor. Por isso o diferencial é o atendimento. Eu incentivo os colaboradores com treinamento. Sempre unimos a equipe para comemorar o alcanço das metas. Há também, todos os sábados de manhã reunimos para fazermos o culto de oração. Nas terças-feiras realizamos o clube da leitura. Além disso, a Domani tem a maior estrutura física e pessoal e interesse pelo cliente.
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robsondossantoscardoso 18/11/2012
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edivander rondena limeira 03/07/2012
boa terde por favor sera que tem como confirmar se vc ( vendedor )niltão . recebeu a documentação acinada ref: ao contrato de consorcio realiza assinado por mim desde ja agradeço pala atenção
Ezequiel Assumpção 17/12/2011
Sou amigo do vendedor de veículos Kleverson,estou morando em São Paulo e quero trocar o meu veículo com ele aí. Não sei se ele ainda continua no quadro de vendedores de veículos dessa empresa,se ele ainda é funcionário por favor comunique a ele esta mensagem com os meus celulares:(19)82501081 e (19)91365130.Fico no aguardo de uma resposta o quanto antes para eu poder viajar e trocar o meu veículo aí na Domani especificamente com o Kleverson, desde já o meu muito obrigado.Fico no aguardo de um contato. NR.: Vamos entrar em contato com a Diretoria da Domani e encamnhar seu pedido. Grato pela leitura da matéria
3 comentários