O acompanhamento das vendas é feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A alta do último mês foi apresentada pelo presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, ao vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, durante visita a concessionárias em Brasília.
O crescimento ocorre menos de um mês após o lançamento do programa Carro Sustentável, que prevê redução das alíquotas do IPI para veículos leves, com foco em modelos compactos, movidos a energia limpa e fabricados no Brasil. A isenção total do imposto vale para veículos com alta eficiência energética e que cumpram critérios de reciclabilidade e segurança.
Conforme o MDIC, uma concessionária da Fiat visitada por Alckmin informou ao vice-presidente que os negócios em julho praticamente dobraram em relação a junho. A venda do modelo Argos, por exemplo, saltou de 40 para 76 unidades, e a do Mobi, de 25 para 40.
"O programa é um sucesso. O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população", comentou Alckmin durante a visita.
Carro sustentável
A iniciativa faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que já concentra R$ 190 bilhões em investimentos da cadeia automotiva, incluindo montadoras e fornecedores.
Para se enquadrar no regime do "Carro Sustentável", o veículo deve emitir menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser produzido no Brasil e se enquadrar na categoria de carro compacto.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.