"Os dados disponíveis mostram que o aumento dos preços de bens reflete principalmente tarifas, e não pressões inflacionárias mais amplas", afirmou Powell, destacando que as medidas protecionistas recentes estão contribuindo para o encarecimento de produtos importados.
Apesar do atraso na divulgação de parte dos indicadores oficiais em razão da paralisação do governo americano (shutdown), o presidente do Fed disse que o banco central continua acompanhando informações públicas e privadas, além de relatos regionais que serão resumidos no Livro Bege divulgado na quarta-feira, 15.
Ele acrescentou que o crescimento da economia "pode estar em trajetória um pouco mais firma do que o esperado", mas alertou que não há "um caminho isento de riscos" ao equilibrar as metas de emprego e inflação.
Diante desse cenário, disse ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) avaliou como apropriado "dar mais um passo em direção a uma postura mais neutra" na reunião de setembro. Powell reiterou que o Fed seguirá calibrando sua política "reunião a reunião", conforme a evolução das perspectivas econômicas e do balanço de riscos, sem seguir um caminho predeterminado.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.