A principal experiência de Souza em casos do tipo foi com a liquidação do Bamerindus. O processo foi iniciado em 1997, mas ele só assumiu as funções em 2008, substituindo o então liquidante, Sérgio Rodrigues Prates.
Foi Souza que permaneceu à frente do caso até o fim de 2014, quando a liquidação foi cessada, após o BTG Pactual ter adquirido o espólio do banco e das suas subsidiárias.
As informações sobre a passagem de Souza pelo BC são escassas em bases de dados oficiais, mas sabe-se que, enquanto era servidor, ele participou ao menos de dois inquéritos em bancos: em 1995, contra o Banco Econômico (que acabaria tendo a liquidação extrajudicial decretada pelo BC em 1996); e, em 2004, contra o Banco Santos (liquidado pelo BC em 2005).
Formalmente, Souza é o responsável técnico pela liquidação da CBSF DTVM, novo nome da Reag DTVM.
A empresa APS Serviços Especializados de Apoio Administrativo Ltda., que oficialmente é a liquidante, tem o ex-servidor do BC como único sócio. Fundada em 2022, ela tem capital social de R$ 20 mil e fica localizada em uma casa de Boa Vista, um bairro majoritariamente residencial e de classe média de Curitiba (PR).
O BC decretou a liquidação extrajudicial da Reag DTVM nesta quinta-feira, um dia após a Polícia Federal conduzir a segunda fase da operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema bilionário de desvio de recursos e compra de ativos fraudulentos por meio do Banco Master, liquidado em novembro, e usando fundos da gestora.
Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a liquidação ocorreu porque a Reag teria agido como facilitadora de ilícitos, além de ter violado leis e normas sobre gerenciamento de riscos, compliance e auditoria interna.
A preocupação era de que o histórico da gestora pudesse gerar indisciplina no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e afetar negativamente os interesses dos mercados financeiros e de capital. A avaliação é de que regimes menos extremos, como a intervenção, seriam insuficientes para sanar os problemas na instituição.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
