Economia Sexta-feira, 29 de Abril de 2011, 09:58 - A | A

Sexta-feira, 29 de Abril de 2011, 09h:58 - A | A

IMPOSTO DE RENDA

IR deve ser entregue mesmo incompleto, dizem especialistas

O importante é respeitar o prazo final de entrega dos documentos

Do Portal Terra

Os contribuintes que estiverem precisam declarar Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF 2011) devem enviar o documento para a Receita Federal até o prazo, mesmo que não conseguirem reunir todos os documentos necessários e usar da retificação para incluí-los posteriormente, segundo especialistas. O prazo para a entrega da declaração se encerra às 23h59min59 desta sexta-feira.

Segundo Juliana Ono, especialista em IR e diretora de conteúdo da FiscoSoft, o contribuinte assalariado que tem apenas uma fonte de renda deve enviar sua declaração à Receita mesmo que lhe faltem documentos que comprovem possíveis deduções.

"Quem não declarar dentro do prazo paga, no mínimo, R$ 165,74 de multa. Mas para retificar não tem multa. Então a melhor forma é entregar (a declaração) o quanto antes e retificá-la para incluir os documentos que faltam", diz Juliana.
Ela nega que a retificação chame a atenção da Receita e cause a retenção do contribuinte em "malha fina". "Eu mesma retifiquei minha declaração cinco vezes em 2009 e não tive problema nenhum", diz.

A especialista, no entanto, afirma que o contribuinte não deve incluir nenhum gasto com valor aproximado. "Se não está com o comprovante do dentista em mãos, por exemplo, não chute o valor. Simplesmente não inclua nenhum valor. Deixe de incluir para colocá-lo posteriormente", afirma.
Helio Donin Jr., sócio-diretor da Rede Nacional de Contabilidade (RNC), segue essa mesma linha de racíonio. Ele alerta ainda para a melhora no sistema de cruzamento de dados feitos pela Receita. Segundo ele, os controles do órgão "são bastante eficientes e ágeis por conta do alto grau de tecnologia" e podem fazer com que o contribuinte tenha a declaração retida.

Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. Este ano deixou de ser aceito o formulário de papel.

O programa de computador que gera a Declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, encontra-se o aplicativo Receitanet, que transmite o documento.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros