Economia Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011, 17:32 - A | A

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011, 17h:32 - A | A

REGULAMENTAÇÃO

Governo divulga novas regras para o setor automotivo até dia 15

Empresas que implantarem novas fábricas ou apresentarem projetos de avanços tecnológicos terão tratamento diferenciado no IPI

DA FOLHA DE SÃO PAULO

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) afirmou nesta quarta-feira que, até 15 de dezembro, será publicado um novo decreto que mudará as regras para o setor automotivo.

"Será a segunda etapa do regime automotivo", disse. Pimentel apontou também que as regras atuais, que determinam aumento de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para montadoras que não utilizem 65% do seu conteúdo produzido no Mercosul, serão flexibilizadas.

Divulgação

De acordo com ele, haverá um cronograma para uso de componentes locais e desenvolvimento de tecnologia. "A forma de aferição de conteúdo local vai mudar. Tudo vai depender do Processo Produtivo Básico de cada cadeia produtiva", disse.

As empresas que implantarem novas fábricas ou apresentarem projetos de avanços tecnológicos terão tratamento diferenciado no IPI, com prazos melhores para adequarem suas produções.

Em outubro, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a medida do governo federal de aumentar o IPI para carros só poderia entrar em vigor a partir da segunda quinzena de dezembro, ou seja, no dia 16, quando o governo promete já ter divulgado as novas regras.

O ministro participou da Conferência Américas + 10: Empresas e Empresários nas Américas em 2022, na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros