As exportações de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caíram drasticamente nos últimos meses devido às tarifas adicionais impostas pelo ex-presidente Donald Trump. Desde abril, quando uma sobretaxa de 10% entrou em vigor, as vendas recuaram de 47,8 mil toneladas para apenas 9,7 mil em julho — uma queda de 80%, mesmo antes da nova tarifa de 50% prevista para 1º de agosto. As informações são jornal Folha de S. Paulo.
Enquanto o volume exportado despenca, o preço da carne brasileira subiu. O valor médio da tonelada aumentou de US$ 5.200 em abril para US$ 5.850 nesta semana. A incerteza sobre a aplicação da sobretaxa tem levado exportadores a desviar cargas e o setor teme perder competitividade diante da elevação dos custos.
Nos bastidores, o governo federal e a indústria da carne tentam sensibilizar os importadores americanos e buscar alternativas para mitigar os impactos. O vice-presidente Geraldo Alckmin lidera articulações com representantes do setor produtivo para incluir o tema em uma negociação gradual.
Antes das restrições, o Brasil exportou 181,5 mil toneladas de carne bovina para os EUA de janeiro a junho, quase o triplo da cota anual de 65 mil toneladas com tarifa reduzida. Os frigoríficos brasileiros seguem pressionados, e em estados como Mato Grosso do Sul, já suspenderam parte da produção destinada ao mercado americano.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.