Parlamentares que se dizem "patriotas" parecem ter deixado o verde e amarelo de lado para vestir azul, branco e vermelho. Em reunião da oposição nesta terça-feira (22), uma imagem chamou atenção: uma bandeira com o nome de Donald Trump e o slogan "Make America Great Again", símbolo do movimento ultraconservador MAGA nos Estados Unidos. Em destaque, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) aparece à frente do estandarte.
O gesto chama atenção porque o ex-presidente dos EUA, idolatrado por setores da direita brasileira, é o principal autor de ofensivas contra a soberania nacional. Além de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros, seu governo abriu investigações sobre o Pix, regulação digital, combate à pirataria, desmatamento, tarifas comerciais e acesso ao etanol brasileiro. A lista é longa — e hostil.
Trump também tem defendido a tese de perseguição política a Jair Bolsonaro (PL), que cumpre medidas cautelares impostas pela Suprema Corte. Na mesma reunião os parlamentares tentavam aprovar uma moção de louvor ao ex-presidente, mas foram barrados pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que vetou as atividades durante o recesso parlamentar.
Com Bolsonaro cercado, alguns 'patriotas' buscam um salvador - não para a pátria, mas para seu ídolo. E o novo 'mito' fala inglês.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.