Faltam 21 dias para 2026 e o cenário para o empresário de Cuiabá é de alerta. A partir de 1º de janeiro, quem não estiver com o sistema de emissão de notas fiscais adaptado às novas regras da Reforma Tributária estará descumprindo a lei. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) adverte: achar que o assunto é para depois pode levar a multas e pesar no bolso.
Na prática, a partir de 1º de janeiro, quem emitir notas fiscais precisará preencher os novos campos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O objetivo é informar as alíquotas de teste (0,9% de CBS e 0,1% de IBS) e, para isso, o sistema (software) usado para a emissão do documento fiscal tem que estar atualizado.
“Essa mudança começa agora em janeiro. O governo não vai travar a emissão das notas em casos de erro, mas quem não preencher corretamente será multado”, destacou Fernanda Silveira, advogada tributarista. Ela foi convidada pela CDL Cuiabá para orientar empresários de diferentes portes, já que a nova exigência vale para todos os CNPJs, independentemente de ramo de atuação.
A obrigatoriedade de preencher os novos campos é para “treinar” o contribuinte para as novas regras, familiarizando-o com a CBS, tributo federal que substituirá o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e com o IBS, tributo de competência compartilhada entre estados e municípios e que ficará no lugar do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do ISS (Imposto sobre Serviços).
Para as empresas que emitirem corretamente as notas, não haverá cobrança ‘nova’ de tributos ao longo de 2026. Já quem não emitir será considerado irregular pelo fisco e, portanto, estará vulnerável à fiscalização e à exigência da alíquota de teste (o que representará um custo adicional de 1% já em 2026).
O principal erro cometido por comerciantes e prestadores de serviço é ignorar as novidades da Reforma Tributária. “Cabe ao empresário se informar para bem orientar seu contador, porque essa é apenas uma das muitas alterações pelas quais vamos passar nos próximos anos”, alerta Júnior Macagnam, presidente da CDL Cuiabá.
Se 2026 é o ano de organizar a emissão de notas fiscais, 2027 será o ano do choque financeiro. O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, alerta para o novo modelo de cobrança (Split Payment), que vai reter o imposto na hora da venda, afetando a disponibilidade de capital de giro principalmente para o comércio varejista. “Isso significa um grande impacto sobre o fluxo de caixa das empresas, o que exige uma visão estratégica por parte do empresário”, pontua Macagnam.
Para a advogada Fernanda Silveira, quem não aproveitar 2026 para se organizar, sofrerá um impacto brutal no ano seguinte. “Se em 2026 você não se preparar, além de ter os riscos de multas com as notas incorretas, poderá levar um grande ‘tapa’ na cara. Ao longo de 2027, o caixa e o custo financeiro em diversos segmentos vão aumentar significativamente”, antecipou.
PASSO A PASSO
Confira o que fazer para começar 2026 bem e se preparar adequadamente para as mudanças da reforma tributária:
1. Confirme que o software que você usa para emitir notas está atualizado
Não espere o dia 1º de janeiro. Fale com a empresa que fornece seu sistema de caixa ou emissor de notas e exija a atualização para a "Nota Técnica 2025.002". O sistema deve estar pronto para destacar as alíquotas de teste, que são 0,9% para a CBS e 0,1% para o IBS.
2. Cheque se a Nota Cuiabana foi atualizada
Se você emite notas direto no site da Prefeitura de Cuiabá, entre no portal e verifique eventuais avisos. A Prefeitura pode alterar a tela de emissão, adicionando os campos da CBS e do IBS, ou migrar para o Portal da Nota Fiscal Nacional. Fique atento e peça ajuda ao seu contador se for o caso.
3. Converse com seu contador
Antecipe-se e evite dor de cabeça. Verifique com seu contador se o seu negócio terá direito a aproveitar créditos ou benefícios de ICMS no novo modelo. Ele precisará configurar as alíquotas de teste no sistema para que o cálculo saia correto na nota.
4. Prepare-se para 2027
Use o ano de 2026 para simular o impacto no caixa. Comece a planejar a viabilidade do negócio considerando que, em breve, o imposto será descontado no ato da venda – impactando seu fluxo de caixa.
Sobre a CDL Cuiabá. Com 52 anos de história e cerca de 10 mil empresas associadas, a CDL Cuiabá tem como missão transformar a Capital em um dos melhores lugares para empreender e morar. A entidade oferece facilidades como certificação digital, inteligência para concessão de crédito e economia operacional para seus associados.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







