O leilão da BR-163, em Mato Grosso, foi o que garantiu o menor preço de pedágio entre os cinco trechos privatizados no país em 2013. A Odebrecht arrematou a concessão com a proposta de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro – ou R$ 2,638 a cada 100 quilômetros –, valor 52% menor que a tarifa máxima fixada pelo governo.
Na comparação com o valor médio do pedágio nos 18 trechos de estradas federais sob concessão, a tarifa da BR-163/MT só é mais cara do que a cobrada hoje dos motoristas na rodovia Fernão Dias (R$ 2,10 a cada 100 km) e nas BRs 376/PR e 101/SC, na ligação entre Curitiba e Florianópolis (R$ 2,20).
O preço dos pedágios nas rodovias leiloadas neste ano pelo governo ficou abaixo da média das tarifas cobradas hoje nas estradas federais que já estão sob concessão da iniciativa privada, aponta levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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A tarifa média dos pedágios nos cinco trechos leiloados em 2013 estão entre as nove mais baratas em estradas federais. Em todas os leilões, o preço médio do percurso de 100 km ficou abaixo de R$ 5.
O pedágio mais caro entre as novas concessões será o da BR-050, cuja proposta vencedora no leilão foi de R$ 4,534 a cada 100 km (desconto de 42,38%).
Nos trechos das BRs-060/153/262, a tarifa média ficou em R$ 2,851 para 100 quilômetros rodados (deságio de 52% em relação ao teto fixado no edital).
No leilão da BR-040, entre o Distrito Federal e Minas Gerais, o pedágio saiu por R$ 3,787 para 100 km (desconto de 61,13%).
Já na BR-163/MS, a tarifa média ficou em R$ 4,381 a cada 100 km (deságio de 52,74%).
Hoje, o pedágio mais caro é o do trecho da BR-040, entre o Rio e Juiz de Fora: R$ 13,30 a cada 100 km. Na sequência, estão o da BR-290/RS (R$ 11,60) e o da Ponte Rio-Niterói.
Considerando as 18 estradas federais sob concessão, o preço médio do pedágio a cada 100 km é de R$ 5,87.
Com as novas concessões, o país ganhará 46 novas praças de pedágios em estradas federais.
(Com informações do G1)
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