Contudo, o Ministério do Comércio da China confirmou que mantém negociações comerciais com autoridades dos EUA e "comunicações próximas" sobre preocupações econômicas em múltiplos níveis. "Esperamos encontrar um meio-termo sob respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação com ganhos mútuos para promover o desenvolvimento saudável das relações China-EUA", disse a porta-voz do Ministério do Comércio, He Yongqian, em outra coletiva nesta quinta-feira.
Sobre exportação de minérios críticos, He explicou que a China está considerando as "necessidades civis razoáveis" de vários países ao revisar e aprovar os pedidos de licença de exportação. A porta-voz reiterou que os controles estão em linha com a prática internacional e que o ministério manterá o combate à exportação ilegal de minérios estratégicos.
Ecoando comentários feitos na quarta (9) por Mao Ning, a porta-voz do Ministério do Comércio ressaltou duras críticas à União Europeia (UE) por praticar "protecionismo em nome do comércio justo" e abusar das regras internacionais para criar ferramentas unilaterais "inconsistentes com os princípios básicos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do livre comércio". He acusou o bloco de deteriorar a abertura do mercado e ambiente de negócios para empresas chinesas.
"Estamos dispostos a trabalhar com a UE para expandir o acesso mútuo de mercados dos dois lados, fortalecer o diálogo sobre licitações governamentais e controles de exportação", afirmou o Ministério do Comércio chinês, citando também outras possíveis áreas de cooperação, como as mudanças climáticas.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.