As declarações ocorreram nesta quarta-feira, 9, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1º de agosto.
"Evidentemente que o governo brasileiro vai tomar todas as medidas para enfrentar a crise diplomática que o governo americano quer impor ao mundo e quer impor ao Brasil", afirmou.
Na sequência, Guimarães lembrou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei da Reciprocidade Econômica, publicada no Diário Oficial da União, que dá ao Poder Executivo a autorização para retaliar medidas unilaterais de outros países contra o Brasil.
"O governo brasileiro vai tomar todas as medidas, não vai aceitar essa decisão do governo americano, porque ela fere a soberania do Brasil, fere os acordos internacionais e fere sobretudo a democracia brasileira", declarou o líder do governo.
O deputado também sugeriu que o governo americano quer interferir no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, o Brasil "tem que reagir à altura, e o Congresso não pode aceitar essa ameaça americana".
"Quer o governo americano interferir politicamente no Brasil? Quer o governo americano interferir no julgamento que está acontecendo no Supremo Tribunal Federal contra aqueles que articularam e fizeram a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro? Se o governo americano quer isso, o governo brasileiro não vai aceitar", disse.
J
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.