Dom Antônio Emídio Vilar escolhido pelo Papa Leão XIV para ser o primeiro arcebispo de São José do Rio Preto, no Noroeste do Estado de São Paulo, iniciou a trajetória episcopal em Mato Grosso. Ele atuou durante oito anos como bispo de São Luiz de Cáceres, no município situado à 218 km de Cuiabá.
No Estado, entre os anos de 2008 e 2016 ele ainda atuou como bispo referencial para áreas como Juventude, Liturgia e o Tribunal Eclesiástico, além de ser membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A oficialização da instalação da arquidiocese, que será liderada por Dom Vilar, ocorreu em missa celebrada nesta quarta-feira (9).
A arquidiocese foi criada pelo Papa Leão XIV em 22 de maio, a primeira de seu pontificado. A diocese de São José do Rio Preto antes era vinculada à arquidiocese de Ribeirão Preto. Agora, passa a formar a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, junto às dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.
Dom Vilar já era bispo de São José do Rio Preto. Ele é natural de São Sebastião do Paraíso (MG) e fez seus votos em Pindamonhangaba (SP).
O religioso se formou com bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Antes de chegar a São José do Rio Preto, em 2022, foi bispo em São João da Boa Vista (SP), e antes disso em Cáceres.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.