Conforme divulgado pela Esalq, na sexta-feira (22), no seu monitoramento de preços, houve um novo reajuste de preço nas usinas de etanol. No início de agosto, o litro do etanol registrava valores menores em Mato Grosso. Agora, o aumento acumulado chega a R$ 0,21 por litro, o que representa 6,56% de alta no mês. Apenas na última semana, houve um acréscimo de R$ 0,14 por litro, equivalente a 4,28%. Esse movimento reflete o cenário de custos crescentes da produção e impacta toda a cadeia de comercialização de combustíveis.
É importante esclarecer que o combustível sai das usinas para as distribuidoras e, somente depois, chega aos postos revendedores. Além dos reajustes praticados nas usinas, ainda há o custo da distribuidora sobre esses valores. Embora os preços sejam livres, os postos tentam absorver parte desses aumentos pelo menos temporariamente.
Porém, para manter a sustentabilidade do negócio, é necessário repassar os reajustes aplicados pelas distribuidoras. Esse cenário atinge diretamente o bolso do consumidor, que tende a economizar e manter o mesmo valor no abastecimento do veículo — o que, por sua vez, reduz as vendas dos postos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.