"O BRB informa que encontrou achados relevantes que constam da primeira etapa do relatório preliminar entregue pela auditoria forense contratada pelo banco", diz a nota. "O Banco BRB informa que entregou o relatório à Polícia Federal (PF), na última quinta-feira, 29/01/2026. O mesmo relatório também foi entregue na data de ontem, 02/02/2026, ao Banco Central."
Nesta terça-feira, o site g1 informou que a Polícia Federal abriu um novo inquérito para investigar suspeitas de gestão fraudulenta no BRB.
O banco público do Distrito Federal comprou cerca de R$ 12,2 bilhões em créditos falsos do Banco Master no ano passado, fato investigado pela PF na operação Compliance Zero. Também em 2025, o BRB se ofereceu para comprar o Master.
O banco acabou conseguindo trocar parte dos créditos inexistentes por ativos do Master, a exemplo de cotas em fundos de investimento. No entanto, ainda pode ter prejuízos nesses ativos. Em um depoimento à PF no dia 30 de dezembro de 2025, o diretor de Fiscalização do BC, Ailton Aquino, disse que as perdas do BRB com o caso podem somar até R$ 5 bilhões.
Na nota divulgada nesta terça-feira, o BRB disse que vem adotando "medidas institucionais, administrativas, extrajudiciais e judiciais" relacionadas a fundos de investimento, garantias e carteiras de crédito adquiridas. Essas medidas, que correm em sigilo, são uma resposta ao que foi constatado na investigação independente e visam ressarcir prejuízos causados pelos "agentes relacionados à operação Compliance Zero".
O banco acrescentou que vai adotar "novas medidas, com a maior brevidade possível" para garantir seus interesses. "Por fim, o BRB ressalta que segue sólido e reafirma seu compromisso com a preservação de seu patrimônio, de seus clientes e do desenvolvimento econômico e social de Brasília e região", diz a nota.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




