Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,17
euro R$ 5,55
libra R$ 5,55

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,17
euro R$ 5,55
libra R$ 5,55

Economia Quinta-feira, 03 de Novembro de 2011, 14:36 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2011, 14h:36 - A | A

LAZER

Brasileiros gastarão R$ 1,76 bi com cinema em 2011, diz Ibope

Cinema nacional tem bons motivos para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado dia 5 de novembro

DA FOLHA DE SÃO PAULO

Divulgação

O cinema nacional tem bons motivos para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado depois de amanhã, dia 5 de novembro. Segundo o Ibope Inteligência, o potencial de consumo do brasileiro para despesas com cinema, só neste ano, é de R$ 1,76 bilhão.

A classe B é a que tem maior potencial, com R$ 963,82 milhões do total. Bem atrás, praticamente empatadas, estão a classe C (R$ 386,42 milhões) e a classe A (R$ 383,14 milhões). As classes D e E ocupam a lanterna do levantamento, com apenas R$ 28,88 milhões.

A classe B, com 23,5% dos domicílios urbanos do país, é a que apresenta maior potencial de consumo com 54,69% do total. A classe A, com apenas 2,5% dos domicílios, responde por 21,74%. Já a classe C, com metade do total de domicílios (50,4%) tem potencial pouco maior ao da A (21,93%). As classes D e E, com 23,6% dos domicílios, representam apenas 1,64%.

POR REGIÃO

Ao analisar o consumo por regiões, o Sudeste é a que apresenta maior potencial para cinema, com 63,23%. De acordo com o estudo, o consumo por pessoa da região é de R$ 14,76. Em segundo lugar está a região Nordeste, com 12,33% do total e R$ 5,53 per capita, seguida de perto pelo Sul, com 12,3% e R$ 9,22. O Centro-Oeste tem 8,34% do potencial e R$ 11,54 de consumo per capita e o Norte, 3,8% do total e R$ 5,62.

A estimativa para os gastos com cinema incluem o número de domicílios em área urbana e o potencial de consumo per capita, por região e por classe social. O levantamento faz parte do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, que anualmente gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

Divulgação

Divulgação

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros