Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Economia Sexta-feira, 26 de Junho de 2026, 16:30 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026, 16h:30 - A | A

Associação propõe comitê latino-americano para harmonizar regras sobre minerais críticos

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

A Associação Brasileira de Municípios Mineradores (AMIG Brasil) propôs a criação de um comitê internacional entre países da América Latina para discutir a harmonização dos marcos regulatórios da mineração e formular uma política conjunta para minerais críticos. A proposta foi apresentada durante o 27º Congresso Mundial de Mineração (WMC 2026), realizado em Lima, no Peru, e recebeu apoio dos participantes do evento.

Segundo a entidade, a iniciativa busca coordenar ações entre países da região diante do aumento da demanda global por minerais estratégicos para a transição energética, como lítio, cobre e terras raras. O presidente da AMIG, Marco Antônio Lage, afirmou que o objetivo é estimular a agregação de valor à produção mineral, ampliar investimentos em beneficiamento e industrialização e fortalecer o desenvolvimento dos territórios mineradores.

"O Brasil é uma potência geológica, assim como o Peru, mas essa riqueza não se traduz em benefícios sociais proporcionais. Hoje, grande parte do beneficiamento ocorre fora do país. A China é um exemplo claro dessa capacidade. Para 17 dos 34 minerais classificados como críticos pela União Europeia, a China responde por pelo menos 70% da extração ou do refino global. Precisamos mudar essa lógica e agregar valor aos nossos produtos", disse.

Durante o evento, Lage defendeu a revisão de regras relacionadas à mineração, tributação, fiscalização e sustentabilidade, argumentando que países latino-americanos enfrentam desafios semelhantes para transformar suas riquezas minerais em benefícios econômicos e sociais. A proposta contou com apoio do ministro de Energia e Minas do Peru, Waldir Eloy, segundo a AMIG.

(Com Agência Estado)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão. 

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros