A análise documenta como a expectativa da indústria por um ambiente regulatório mais favorável sob a administração Trump e uma proposta para rescindir as restrições de fusão da era Biden aceleraram imediatamente a atividade de consolidação.
A administração Biden havia orientado os reguladores em julho de 2021 a intensificar o escrutínio das transações, ampliando os critérios de revisão além da análise tradicional de participação de mercado de depósitos.
O mais impressionante, segundo a Fitch, é a redução do tempo para a aprovação regulatória de negócios: a aquisição do Pacific Premier pelo Columbia Banking System foi aprovada em menos de quatro meses - em comparação com o período de revisão de 15 meses exigido pela administração anterior para sua transação.
"Após a mudança de administração, os anúncios de negócios aumentaram acentuadamente à medida que os bancos antecipavam uma postura regulatória mais permissiva", diz Anthony Di Tomasso, diretor associado de Instituições Financeiras da Fitch.
As mudanças regulatórias em 2025 aumentaram notavelmente o volume e o tamanho das transações. Dada a perspectiva de volatilidade regulatória, a Fitch espera que a atividade de negócios permaneça robusta, já que muitos participantes do mercado veem o ambiente atual como uma janela de oportunidade limitada - caso o pêndulo político oscile novamente.
O relatório também destaca a crescente receptividade dos reguladores a novas cartas bancárias, particularmente após a aprovação do GENIUS Act em julho de 2025, que estabeleceu uma estrutura para stablecoins.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




